Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Eventos > Inauguração do Centro de Memória

Inauguração do Centro de Memória

Sobre: 

Em 20 de novembro de 1997, sob a Presidência da Acadêmica Nélida Piñon, como parte das comemorações do I Centenário da Academia Brasileira de Letras, foi criado e implantado o seu Centro de Memória, compreendendo o Arquivo da Academia, Banco de Dados, áreas de atendimento aos pesquisadores, reserva técnica para acervo museológico e oficina de conservação.

Nesta data, no Salão Nobre do Petit Trianon, foi inaugurado o Centro, com discurso proferido pela Presidente da Instituição. 

"A Academia Brasileira de Letras há muito tempo previra em seus estatutos a criação de um Centro de Memória. Hoje, cumpre ela esta disposição estatutária. Inaugura, no ano do seu I Centenário, o seu tão almejado Centro. Implanta em seu coração cultural um território exclusivamente destinado a preservar as ocorrências humanas. A impedir que os vestígios, as lembranças e os documentos tecidos pela inteligência e pela propulsão criadora de tantos de seus membros efetivos submetam-se à ação dilapidora dos anos, à fugacidade pertinaz do cotidiano." 

Trecho do discurso O pouso da memória, publicado no livro O Pressumível Coração da América, 2002. 


Vídeos relacionados


Veja nossa galeria de imagens:
Inauguração do Centro de Memória - Centenário da ABL