Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Eventos > Exposição: "Retratos Acadêmicos"

Exposição: "Retratos Acadêmicos"

Sobre: 

O acervo da pinacoteca da ABL - composto de obras de Portinari, Rodolfo Amoêdo, Rodrigo Soares, Dimitri Ismailovitch, Guignard, etc - tem como origem não apenas as encomendas feitas por familiares e amigos dos acadêmicos retratados, mas também as aquisições da Academia e as doações dos artistas. Essas doações, iniciadas por antigos professores da Escola Nacional de Belas Artes - Henrique Bernardelli e Carlos Oswald - foram significativas para o desenvolvimento do acervo que, até hoje, recebe doações. A obra de Rodolfo Amoêdo, Retrato Coletivo de Escritores, de 1889, mostra claramente a relação pessoal dos artistas com os seus retratados. Henrique Bernardelli, por exemplo, pintou várias vezes Machado de Assis. A amizade entre os dois era tão forte que chegaram a assinar, conjuntamente, o retrato a bico de pena do patrono da ABL, em outubro de 1904. "Os retratos dos Acadêmicos oferecem subsídios surpreendentes acerca da relação intensa entre a instituição e as sucessivas gerações de seus integrantes. Logo chama atenção o conjunto considerável de retratos de acadêmicos encomendados postumamente, alguns deles confeccionados décadas após o desaparecimento do homenageado, quase sempre a partir de fotografias, ora por iniciativa de familiares, ora por decisão de companheiros de ofício ou de outros acadêmicos", revela Sérgio Miceli - sociólogo e autor, entre outros, de Imagens Negociadas (Retratos da Elite Brasileira de 1920-1949, Cia das Letras, 1996).
(Clique aqui para ler na íntegra o texto de Sérgio Miceli.)
A exposição Retratos Acadêmicos foi uma proposta da atual diretoria da ABL. O acervo da pinacoteca da Casa de Machado de Assis sofreu a primeira grande conservação/restauração com o objetivo de valorizar as obras de maior importância histórica. "O trabalho de restauração será mostrado, detalhadamente, através de um minucioso registro fotográfico. São cerca de duzentas imagens documentais. Precisamos despertar o interesse para a conservação do nosso patrimônio cultural.", fala empolgado o museólogo e curador da exposição, Anselmo Maciel.
Com 31 retratos (técnica óleo sobre tela) e 18 bustos em diversas técnicas, o público poderá conhecer outras facetas de personalidades como: Jorge Amado, Rui Barbosa, Antonio Callado, Assis Chateaubriand, Olegário Mariano, Euclydes da Cunha, Gonçalves Dias, Múcio Leão, Augusto Meyer, José Lins do Rêgo.