Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Eventos > Exposição Jorge Amado - 100 anos

Exposição Jorge Amado - 100 anos

Sobre: 

Academia Brasileira de Letras inaugurou hoje, terça-feira, dia 31 de julho, exposição em homenagem ao centenário de nascimento do Acadêmico e escritor Jorge Amado, que se completará no dia 10 de agosto de 2012. Trata-se de mais uma das comemorações programadas pela ABL para este ano em memória do autor baiano. A mostra estará aberta ao público, de segunda a sexta-feira, no 1º andar do Centro Cultural do Brasil, sede da ABL, na Avenida Presidente Wilson, 203, até o dia 28 de setembro, das 10 às 18 horas. Entrada franca.

Atores da minissérie Gabriela, que está sendo exibida atualmente pela Rede Globo de Televisão, estiveram presentes e participaram da homenagem a Jorge Amado, autor do romance Gabriela, cravo e canela, no qual a minissérie se baseou. Foram eles: Fabiana Karla, Edmilson Barros, Vanessa Giácomo, Anderson di Rizzi, Humberto Martins e Ary Fontoura. A Presidente da ABL, os atores e os Acadêmicos percorreram toda a mostra e se deixaram fotografar, em bloco, tendo ao fundo um grande painel com as capas das edições internacionais, traduzidas em vários idiomas, dos livros de Jorge Amado. No mesmo local, foi feita oficialmente, por Ana Maria Machado, a abertura da exposição.

“É emocionante constatar: cada geração se apropria da obra de Jorge Amado de uma forma nova. Já foi um modelo de luta política, uma ponte para leituras eróticas, um mergulho no humor e na imaginação. Hoje ela é redescoberta como uma denúncia profética sobre a infância abandonada, um brado pela ação ecológica, uma aposta na independência feminina ou um anunciador do sincretismo cultural brasileiro. Esta exposição aponta alguns pontos de referência sobre a obra de Amado. Personagens inesquecíveis, cenários marcantes, situações emblemáticas povoam seus romances. Em seu conjunto, vai além da mera fruição: propõe ideias e levanta discussões. A elas, pois. É o convite que a ABL deixa a todos. Vamos ler ou reler Jorge Amado. E entrar nesse debate, a partir do que ele escreveu. Esta mostra pode ser um bom começo para isso”, afirmou a Presidente da ABL.

Na exposição, o público terá a oportunidade de conhecer, por exemplo, as primeiras edições dos livros do escritor baiano, inclusive os editados na década de 30 do século passado, quando começou a ocupar espaço como autor, e também toda a cronologia de sua história, desde o nascimento na Fazenda Auricídia, então parte de Ilhéus, hoje município de Itajuípe, interior da Bahia, assim como painéis de fotos ao lado de personalidades brasileiras e estrangeiras, reprodução de cartaz de propaganda de Jorge Amado para deputado pelo PCB e uma grande foto de Luiz Carlos Prestes. Entre essas e muitas outras peças que contam sua vida, estará também uma foto em que o escritor baiano é condecorado com o Prêmio Internacional Stálin, de 1951. A exposição contará ainda com a exibição de filmes, novelas e séries de televisão criados com base nos livros do escritor baiano. A seleção foi feita pelo Acadêmico e cineasta Nelson Pereira dos Santos.