Centenário de nascimento de Mário Soares
No dia 7 de dezembro de 1924 nascia, em Lisboa, Portugal, Mário Soares, 6º ocupante da Cadeira n. 2 do Quadro dos Sócios Correspondentes.
No dia 7 de dezembro de 1924 nascia, em Lisboa, Portugal, Mário Soares, 6º ocupante da Cadeira n. 2 do Quadro dos Sócios Correspondentes.
Há 70 anos, no dia 19 de dezembro de 1954, falecia no Rio de Janeiro (RJ), Celso Vieira, 3º ocupante da Cadeira n. 38, do Quadro dos Membros Efetivos.
No dia 14 de dezembro de 1914, portanto há 110 anos, nascia em São Luís (MA) Odylo Costa Filho, 4º ocupante da Cadeira n. 15 do Quadro dos Membros Efetivos.
No dia 28 de novembro, a convite da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, através de seu Presidente, o escritor Henrique de Medeiros, o Acadêmico João Almino proferiu palestra naquela Academia, em Campo Grande, aberta ao público em geral e no contexto de uma série anual intitulada “Palestras Imortais”. Em 11 de dezembro, abriu o IV Congresso Internacional de Literatura Brasileira da Universidade de Salamanca, com palestra online, realizada a partir da Academia Brasileira de Letras e intitulada "Saudades do sertão em Suassuna, Cabral e Rosa". O Congresso, no âmbito do Centro de Estudos Brasileiros daquela Universidade, organizado pela Professora Ascensión Rivas e dedicado à obra do escritor Ariano Suassuna, contou com a presença de um público expressivo e de intelectuais conhecedores da literatura brasileira, entre os quais o sócio correspondente da ABL, Antonio Maura, a quem coube o encerramento.
Dia 25 de novembro, no CIEE em São Paulo, o Acadêmico Celso Lafer fez exposição sobre Ética e Diplomacia no Ciclo “Ética Imortal.”
O Acadêmico Marco Lucchesi gravou vídeo com um depoimento para Casa/Museu de Giacomo Puccini, na Itália. Dia 4, recebeu os coordenadores do MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos). Dia 9, participou na mesa de abertura do “Seminário Alair Gomes, 30 anos de Biblioteca Nacional”. Dia 10, realizou palestra na ABL intitulada “Academia: Tema e Variação”. Dia 11, recebeu a visita na FBN do Consul Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, Ryan Rowlands. No dia 13, abriu a cerimônia de entrega dos prêmios literários da Biblioteca Nacional e fez a mediação, no mesmo dia, da mesa-redonda sobre escritores indígenas brasileiros. Acabam de sair os Anais do segundo Colóquio Internacional Marco Lucchesi, realizado em setembro na Universidade Aberta, de Lisboa. O professor Gabriel Darezzo Paes defendeu dissertação de mestrado sobre: “Educação: Marco Lucchesi e Possibilidades Historiográficas”, na Universidade Nove de Julho.
Comemora-se no dia 27 de dezembro o aniversário natalício da Acadêmica Lilia Moritz Schwarcz, que ocupa a Cadeira n. 9, do Quadro dos Membros Efetivos.
Comemora-se no dia 24 de dezembro o aniversário natalício da Acadêmica Ana Maria Machado, que ocupa a Cadeira n. 1, do Quadro dos Membros Efetivos.
Comemora-se no dia 20 de dezembro o aniversário natalício do Acadêmico Jorge Caldeira, que ocupa a Cadeira n. 16, do Quadro dos Membros Efetivos.
dezembro: recesso de 12/12/2024 a 6/01/2025. A primeira sessão ordinária de 2025 ocorrerá no dia 13/03/2025.
Dia 12, na Sala de Chá da Academia Brasileira de Letras, realizou-se o tradicional Chá de Natal oferecido aos Acadêmicos e cônjuges.
Dia 12 de dezembro, às 15h, realizou-se, no Salão Nobre do Petit Trianon, a sessão de posse administrativa da Diretoria para o exercício de 2025. Às 17h30, no Teatro R. Magalhães Jr., a cantora Marina Lima apresentou show para Acadêmicos, familiares e funcionários, encerrando as atividades de 2024.
Realiza-se no dia 11 de dezembro, quarta-feira, às 16h, a eleição para a Cadeira n. 27 do Quadro dos Membros Efetivos, vaga aberta com o falecimento do Acadêmico Antonio Cicero Correia Lima. Encontram-se inscritos: Edgard Telles Ribeiro, Lucas Pereira da Silva, Tom Farias (Uelinton Farias Alves), Sonia Netto Salomão, José Efigênio Eloi Moura, Eduardo Luiz Baccarin-Costa, Ruy da Penha Lôbo, João Calazans Filho, Martinho Ramalho de Melo, Alda Nilma de Miranda, Chislene de Carvalho, J. M. Monteirás, Remilson Soares Candeia e Antônio Porfírio de Matos Neto.
Ontem, dia 4, na Livraria da Travessa de Botafogo, o Acadêmico Antonio Cicero, falecido em outubro, foi homenageado com o lançamento do livro Eterno Agora, editado pela Companhia das Letras. Na ocasião, a cantora Adriana Calcanhotto e o jornalista Francisco Bosco fizeram a leitura de trechos da obra do Acadêmico.
No dia 25 de novembro, o Acadêmico Ailton Krenak foi homenageado com a Medalha Rui Barbosa, honraria que reconhece personalidades da cultura brasileira. A condecoração aconteceu no auditório da Fundação Casa de Rui Barbosa, em Botafogo, durante a conferência "Povos indígenas, cultura e democracia".