150 anos do falecimento de Fagundes Varela
Há 150 anos, no dia 18 de fevereiro de 1875, falecia, em Niterói (RJ), Fagundes Varela, Patrono da Cadeira n. 11 do Quadro dos Membros Efetivos.
Há 150 anos, no dia 18 de fevereiro de 1875, falecia, em Niterói (RJ), Fagundes Varela, Patrono da Cadeira n. 11 do Quadro dos Membros Efetivos.
No dia 17 de fevereiro de 1845 nascia, no Rio de Janeiro (RJ), Luis Guimarães Júnior, Fundador da Cadeira n. 31 do Quadro dos Membros Efetivos.
Estreou no dia 9 de fevereiro, domingo, às 21hs, na Rádio MEC-FM, mais uma série musical do Acadêmico Ruy Castro: "A música do Carnaval". A série consta de quatro programas, todos os domingos, naquele horário. O texto é de Heloisa Seixas e Julia Romeu, e a produção e apresentação são do Acadêmico. O repertório é composto por grandes sambas e marchinhas do Carnaval, de 1930 a 1960.
O Acadêmico Marco Lucchesi teve seus poemas publicados para o árabe na Universidade Nizwa do sultanato de Omã, traduzidos por Safa Jubran. O Acadêmico passa a integrar, na qualidade de membro de honra, a União de Escritores da Romênia. Participou de reunião com o presidente da Academia Lucchese de Ciências, Letras e Artes, Marco Paoli; O livro intitulado Diálogos entre os manuscritos de Paulo Freire e Marco Lucchesi foi publicado por Nádia Lauriti. Gravou mensagem em comemoração aos 16 anos do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). No final de janeiro, participou, virtualmente, da cerimônia de posse do senador Randolfe Rodrigues na Academia Amapaense de Letras. Dia 28, fez um vídeo de abertura da Apresentação do Plano Diretor de Logística Sustentável, realizado na FBN; no mesmo dia, se reuniu com o poeta e prefeito do Dicastério para a Cultura e da Educação do Vaticano, Cardeal José Tolentino C. de Mendonça. Dia 29, na Embaixada do Brasil em Roma, iniciou um diálogo com a diretora-geral do ICCROM, Aruna Francesca Maria Gujral e equipe.
O livro do Acadêmico Godofredo de Oliveira Neto Ana e a margem do rio foi apresentado na 18ª edição do Jaipur Literary and Book Festival in India. A edição de 2025 do Jaipur Literature Festival seguiu a sua tradição de fomentar o pensamento literário e se envolver com os temas globais mais pertinentes, reunindo vozes importantes da literatura, política, ciência e artes.
No dia 4 de fevereiro, com o título “Machado de Assis no século XXI: aspectos da paródia em Homem de Papel, de João Almino”, Felipe Dantas defendeu tese de Pós-Graduação em Letras na Universidade Federal do Paraná, orientada pelo Professor Antonio Augusto Nery. A defesa foi transmitida pelo YouTube, no link: https://www.youtube.com/watch?v=EHTJ0KDXGhU A banca foi composta pela professora Marilene Weinhardt, pelo Professor André Tessaro Pelinser e o Professor Robson José Custódio.
Selecionado no PNLD (Programa Nacional do Livro e do Material Didático), do MEC, centrado em obras literárias para educação infantil, O galo gago, do Acadêmico Antonio Carlos Secchin, alcançou tiragem de mais de 30 mil exemplares. No dia 10 de março, em representação oficial da Academia, comparecerá à posse da nova Diretoria da Academia de Letras da Bahia, presidida pelo escritor Aleilton Fonseca.
No dia 12, o presidente da ABL, Merval Pereira, acompanhado do diretor do Arquivo, Acadêmico Godofredo de Oliveira Neto, participará de uma audiência com o embaixador do Brasil na França, Ricardo Neiva Tavares, para tratar do projeto de uma estátua de Machado de Assis em Paris. O projeto é de um grupo francês.
Comemora-se no dia 14 de fevereiro, o aniversário natalício do Acadêmico Edmar Lisboa Bacha, que ocupa a Cadeira n. 40 do Quadro dos Membros Efetivos.
Comemorou-se no dia 6 de fevereiro, o aniversário natalício do Acadêmico Geraldo Holanda Cavalcanti, que ocupa a Cadeira n. 29 do Quadro dos Membros Efetivos.
Dia 11 de março, terça-feira, às 16h, no Teatro R. Magalhães Jr. a Acadêmica Fernanda Montenegro apresentará o recital “Academia toda prosa”, leitura de contos e crônicas de Acadêmicos. Dia 13, quinta-feira, às 16h, realiza-se a primeira sessão ordinária da ABL, após o recesso.
No dia 7 de dezembro de 1924 nascia, em Lisboa, Portugal, Mário Soares, 6º ocupante da Cadeira n. 2 do Quadro dos Sócios Correspondentes.
Há 70 anos, no dia 19 de dezembro de 1954, falecia no Rio de Janeiro (RJ), Celso Vieira, 3º ocupante da Cadeira n. 38, do Quadro dos Membros Efetivos.
No dia 14 de dezembro de 1914, portanto há 110 anos, nascia em São Luís (MA) Odylo Costa Filho, 4º ocupante da Cadeira n. 15 do Quadro dos Membros Efetivos.
No dia 28 de novembro, a convite da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, através de seu Presidente, o escritor Henrique de Medeiros, o Acadêmico João Almino proferiu palestra naquela Academia, em Campo Grande, aberta ao público em geral e no contexto de uma série anual intitulada “Palestras Imortais”. Em 11 de dezembro, abriu o IV Congresso Internacional de Literatura Brasileira da Universidade de Salamanca, com palestra online, realizada a partir da Academia Brasileira de Letras e intitulada "Saudades do sertão em Suassuna, Cabral e Rosa". O Congresso, no âmbito do Centro de Estudos Brasileiros daquela Universidade, organizado pela Professora Ascensión Rivas e dedicado à obra do escritor Ariano Suassuna, contou com a presença de um público expressivo e de intelectuais conhecedores da literatura brasileira, entre os quais o sócio correspondente da ABL, Antonio Maura, a quem coube o encerramento.