Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos

Artigos

  • CONVERSAS DE ½ MINUTO (45) E JAGUAR

    Jornal do Commercio, em 29/08/2025

    Bom lembrar como tudo começou: "Lei de 11 de agosto de 1827. Dom Pedro Primeiro por graça de Deos e unanime Acclamão dos povos, Imperador Constitucional e Defensor Perpetuo do Brasil fazemos saber a todos os nossos Sudditos que a Assembleia Geral Decretou

  • HIROSHIMA, 80

    JPC, em 15/08/2025

    Robert Oppenheimer gostava de ver, durante horas, barcos passando sem pressa no Rio Potomac (Virgínia Ocidental). Talvez porque lhe lembrassem todos nós, habitantes da terra, que como aquelas embarcações navegamos nas águas do tempo. Não só ele, como chefe; todos, no grupo do Projeto Manhattan, eram pessoas sensíveis.

  • Nas asas da FAB

    JPC, em 07/08/2025

    A regra mais virtuosa, se tentarmos enquadrar a conduta humana, será sempre a de ser reto. Decente. Simples assim. Mas, aqui, já chamo atenção para o fato de que a ética dos homens comuns é a dos meios, em que meios e fins têm ambos que ser moralmente corretos; e ela deve (deveria) prevalecer sobre a Ética das Responsabilidades, de que falava Max Weber (A ética luterana...), a dos homens públicos. Uma ética, esta última, só dos fins, em que importa sobretudo ter sucesso.

  • Piripaque

    Jornal do Commercio, em 01/08/2025

    Escreveu o amigo e mestre engenheiro Sócrates Times de Carvalho Neto. Talvez inspirado por artigo sobre outro amigo, Mané Tatu, que contou dos horrores que sofreu num exame que fez, Cintilografia. O texto me mandou até com título, Piripaque, e assim fica para todos os fins de Direito.

  • A força do exemplo

    Jornal do Commercio, em 04/07/2025

    Sobral Pinto, mais que grande advogado, foi sempre símbolo de correção. E, para seus colegas de profissão, um exemplo. Participou, ativamente, na campanha de JK à presidência da República (em 1955). E, já no governo, Juscelino o indicou para vaga deixada, no Supremo, pela aposentadoria do ministro Frederico de Barros Barreto. Algo não apenas esperado por todos, sobretudo justo. Ele simplesmente merecia.

  • Cintilografia do Miocárdio

    JPC, em 13/06/2025

    Cláudio Manuel, filho do grande José Cláudio (os dois pintores), é mais conhecido como Mané Tatú. Um apelido que vem desde os tempos em que podia pegar o bicho do mato, e comer, sem cometer crime inafiançável. Foi fazer esse exame, Cintilografia do Miocárdio, para "avaliar o fluxo sanguíneo nos vasos e artérias que irrigam o coração", e contou como foi.

  • Cintilografia do miocárdio

    Jornal do Commercio de Pernambuco, em 13/06/2025

    Cláudio Manuel, filho do grande José Cláudio (os dois pintores), é mais conhecido como Mané Tatú. Um apelido que vem desde os tempos em que podia pegar o bicho do mato, e comer, sem cometer crime inafiançável. Foi fazer esse exame, Cintilografia do Miocárdio, para "avaliar o fluxo sanguíneo nos vasos e artérias que irrigam o coração", e contou como foi.

  • Francisco, Jô, Vilaça

    Jornal do Commercio, em 25/04/2025

    Uma procissão de mortos. Vida injusta, amigo leitor, que os três eram mesmo especiais. Deus do céu, nesse mundo de hoje, quando tantos outros fariam menos falta... Mas segue a vida. E aqui vão, sobre cada um deles, umas poucas palavras desimportantes.

  • EcoOPINIÕES, PALAVRAS E VOTOS

    Jornal do Commercio, em 11/04/2025

    Recife. Já de volta. Lisboa, que para o amigo Fernando Pessoa era só "uma eterna verdade vazia e perfeita" (Lisbon Revisited), agora é passado. Ir é bom, mas voltar é melhor. Muito melhor.

  • VIVA MARCOS VILAÇA!!!

    Jornal do Commercio, em 30/03/2025

    Como reverenciar um homem como Marcos Vilaça?, eis a questão. Talvez não com arrogância, por exemplo indicando ter sido professor em muitos centros, com destaque para a Faculdade de Direito do Recife.

  • O amigo Xanha

    Jornal do Commercio de Pernambuco, em 26/03/2025

    O enorme poeta Marcelo Mário Melo recomenda (em Manifesto da esquerda vicejante) que "devemos lembrar nossos mortos, não pelas chagas de seus martírios, mas por seus jeitos de rir". Assim seja.