Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos > Um grande humanista

Um grande humanista

 

'O país perdeu uma referência não apenas na área econômica, mas um humanista de primeira grandeza, de uma estatura intelectual admirável' - disse o presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, José Roberto Tadros, a propósito do falecimento do ex-ministro Ernane Galvêas.

Contemporâneo de Antônio Delfim Neto no governo e ex-presidente da Aracruz Celulose, Galvêas teve uma formação eclética, em ciências contábeis, economia e direito, tendo concluído o mestrado em economia pela Universidade de Yale, o que foi muito útil para os vários cargos exercidos, sempre com muita competência, no governo federal.

Os amigos de Ernane Galvêas - e eram muitos - torciam para que ele chegasse ao próximo mês de outubro em boas condições de saúde para comemorar devidamente os seus primeiros 100 anos de vida. Mas o destino não permitiu que isso acontecesse. Um câncer de laringe interrompeu a vida de um dos maiores economistas que Brasil conheceu, em todos os tempos.

Nos últimos anos, Galvêas dirigia o Conselho Técnico da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Todas as terças-feiras, pontualmente, comandava as sessões em que pontificavam alguns dos grandes nomes da nossa economia, a partir de José Roberto Tadros, presidente da CNC, a quem Galvêas prestava uma impecável assessoria, com os seus preciosos e oportunos relatórios. Fará muita falta.

Embora economista, com vitoriosas passagens na Presidência do Banco Central (1968-1974 e 1979-1980) e ministro da Fazenda de janeiro de 1980 a março de 1985, o capixaba Ernane Galvêas tinha um grande apreço por educação, a que se referia de modo constante. Foi decisivo na criação da Escola Sesc de Ensino Médio, na Barra da Tijuca, que se tornou um símbolo nacional. Viajamos pelo Brasil e pelo exterior para recolher experiências, por sua inspiração, para montar o histórico projeto.

Além das atividades de economista, Galvêas foi professor dedicado. Lembro dos seus tempos gloriosos de professor da Faculdade de Economia e Finanças do antigo estado da Guanabara. Era de uma dedicação inexcedível, como demonstrou também nas inúmeras conferências realizadas.

Nos últimos anos, dedicou-se à consultoria na Confederação Nacional do Comércio, que reconheceu em nota pública os seus inegáveis méritos: 'Uma referência não apenas na área econômica, mas um humanista de primeira grandeza, de uma admirável estatura intelectual'.

A coroa mais bonita, no seu enterro, foi a enviada pela Fundação Getulio Vargas: 'Homenagem a um grande brasileiro' - Galvêas deixa um vazio difícil de preencher. Lia quatro jornais por dia e recortava o que havia de importante para municiar a CNC. Onde encontrar outro igual?

Correio Braziliense, 04/07/2022