Colunas de jornal envolvendo paixões pessoais arriscam-se a ser mal recebidas. Principalmente se forem sobre futebol. Pior: se forem sobre um clube de outra cidade. Pior ainda: se esta cidade for o Rio. E, se esse clube for o Flamengo, o colunista que se prepare para ouvir. Mas o assunto é momentoso. Recente pesquisa do Datafolha sobre os clubes de maior torcida do Brasil apontou, sem surpresa --tem sido assim nas 500 últimas pesquisas promovidas pelos institutos de opinião—, o Flamengo em primeiro lugar, com 19% da torcida nacional. A novidade está no título: "Flamengo se mantém como o clube de maior torcida".
O "se mantém" é revelador. Indica uma posição em risco, passível de ser alterada. E talvez esteja sendo, já que, segundo o Datafolha, a diferença do Flamengo para o segundo colocado caiu de 7% para 5% em relação ao ano passado. A pesquisa ouviu 2.004 pessoas em 113 municípios brasileiros. Não se sabe quais –nunca se sabe--, mas imagina-se que tenham sido ouvidos de forma equilibrada pelo país, incluindo os do Acre, do Pará, do Espírito Santo, e não apenas os dos estados vizinhos.
Um abalizado especialista em marketing esportivo, citado na pesquisa, explica a supremacia rubro-negra. São as "transmissões da Globo em âmbito nacional, concentradas nas equipes cariocas". Há algo de estranho nisso porque, entre os quatro clubes seguintes com maior torcida, três são de São Paulo e o outro carioca, o Vasco, é apenas o 5º. Bem, se o Flamengo tem mais torcida por causa da Globo, não significa que o 2º colocado tem mais torcida do que o 3º, este sobre o 4º e daí por diante também por causa da Globo?
E não me consta que o Flamengo jogue apenas contra si mesmo. Como há sempre outro time em campo, como faz a Globo para apagá-lo da transmissão, mostrando só os lances do Flamengo?
Pesquisas são relativas. Outra delas, do consórcio CNN-Itatiaia-Quaest (o primeiro, de São Paulo; os outros dois, de Minas Gerais), realizada entre 27 de abril e 1º de maio deste ano, deu o Flamengo não com 19%, mas com 25%, oito pontos à frente do 2º colocado --o qual também aumentou de pontuação.