Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos > Pensar duas vezes

Pensar duas vezes

 

Disse-me em conversa o ex-prefeito Paulo Maluf, o autor dos elevados, mais conhecidos como minhocões , obras que foram, segundo a imprensa da época, faraônicas, tornanado possível o trânsito de veículos na capital. Acentuou-me, convictamente, não houvesse ele construído os elevados, São Paulo pararia. Paulo Maluf é engenheiro.


Vêm estas considerações à atualidade e a comentário por ter a imprensa noticiado que o prefeito José Serra, também engenheiro, teria manifestado a intenção de contratar obras para destruir os elevados. Não houve notícia subseqüente, motivo por que não sei se o prefeito adiou sua decisão.


Mas o que se diz é que a intenção deverá ser confirmada, e é onde entra o meu pedido ao prefeito, que pense o ilustre administrador duas vezes ou, mesmo, mais vezes, a intenção de desmontar essas obras, pela quantidade que passam diariamente milhares de veículos.


Os elevados custaram verbas altíssimas em desapropriações e na construção, sobretudo pelos transtornos que foram causados durante os trabalhos à população das vizinhanças do traçado.


São Paulo é uma cidade que cresceu a trancos e barrancos. Que conste, os planos diretores foram de Prestes Maia, a quem a cidade ficou devendo as obras necessárias a uma cidade do tamanho de São Paulo, uma das maiores megalópolis do mundo.


Como habitante de São Paulo, naturalmente amo a cidade que me acolheu e me deu as oportunidades para alcançar as posições que alcancei nas letras e nas Academias.


Quero o que houver de melhor para São Paulo. Daí vir eu solicitar ao ilustre prefeito José Serra que pense duas vezes ou mais vezes antes de tomar a iniciativa legal de ordenar o desmonte dos elevados.




Diário do Comércio (São Paulo) 22/08/2005

Diário do Comércio (São Paulo), 22/08/2005