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Para onde vai a educação?

 

Vejamos o caso do ensino superior. Sempre é o preferido das discussões públicas e dos orçamentos do MEC. Hoje dispõe de mais de 60% dos recursos oficiais, mantendo uma qualidade precária.


Aqui entra um aspecto a ser ressaltado: o ensino médio, tradicionalmente órfão, tem em seus quadros somente 1/3 dos jovens que nele deveriam estar. Quando esse índice, por uma questão até de inteligência, for corrigido, o que ocorrerá com o ensino superior, hoje com apenas 3,4 milhões de estudantes?


Oferecemos um ensino fundamental público notoriamente precário. O motivo principal do fracasso escolar pode ser o preparo deficiente dos mestres, mas os seus ridículos salários também não poderiam ser uma causa importante?


As tentativas de mudança são múltiplas. O MEC criou os centros universitários. Depois, parece que se arrependeu e seus dirigentes, em tempos variados, passaram a condenar os excessos permitidos. Tornou-se trivial a pergunta: "Como melhorar a educação superior sem obrigar as entidades licenciadas a promover programas de pesquisa?" Não se fez uma avaliação prévia do que isso representaria para o sistema? Conseqüência do alegre período do Governo FHC, com sua exemplar demagogia.


A desigualdade começa dentro do próprio MEC, quando escolhe, num processo demorado e inexplicável, os novos membros do Conselho Nacional de Educação. Prevalece claramente o poder político, não se liga muito para as indicações das entidades convidadas a se pronunciar - e São Paulo mais uma vez dá as cartas. Para se ter idéia do absurdo, na Câmara de Educação Superior de 12 membros, nada menos de 6 são parte do que se convencionou chamar de "paulistério". Onde fica o respeito à pluralidade nacional?


Sempre atentos, voltando-nos para o "Universidade para Todos". O Governo primeiro pensou na sua implantação via medida provisória, instrumento tão criticado, antes da eleição, pelo presidente Lula. Houve reação, o Governo desistiu da MP. Discussão em torno do tema? Todos devem dar palpite, até quem não entende nada do assunto, por não tê-lo vivenciado.


Seminário em São Paulo, que contou com o maior tributarista brasileiro, o advogado Ives Gandra da Silva Martins, com o tema "A reforma universitária e o desenvolvimento brasileiro", aplaudiu demoradamente a tese do professor da Universidade Mackenzie: troca de vagas por isenção fiscal é inconstitucional.


Diz Ives, com emoção nas palavras, que "a solução deveria ser revista antes de o programa ser lançado para não correr o risco de ser derrubada na esfera judicial." Não há renúncia daquilo que não se tem, explica o jurista, comentando uma decisão do STF que já assegura isenções fiscais às faculdades sem fins lucrativos.


Vale a pena estudar um pouco mais a lógica do expositor: No caso das filantrópicas, o Governo não pode impor que 20% da sua receita sejam convertidos exclusivamente em bolsas para alunos carentes porque a lei das filantrópicas permite que outros gastos (em projetos sociais, por exemplo) entrem no cálculo desses 20%".


Como se pode observar, machadianamente, a confusão é geral. Reforma, nesse clima, dá medo. Não se sabe o que se quer, com tiros para todo lado. Enquanto isso, o ingênuo espectador do processo pergunta: "Será que implantando o ensino noturno, na rede oficial, isso tudo não se resolveria?


 


Jornal do Commercio (Rio de Janeiro - RJ) 05/07/2004

Jornal do Commercio (Rio de Janeiro - RJ), 05/07/2004