Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos > O aumento do PIB no Brasil

O aumento do PIB no Brasil

 

O Produto Interno Bruto (PIB) é o sinal mais evidente do crescimento econômico de uma nação ou do seu estágio estacionário, ou do crescimento lento. Neste ano findo, o PIB brasileiro aumentou 5,4%, vindo o Brasil a se instalar entre as grandes potências do mundo pelo seu PIB, que significa o movimento geral da produção nacional.


Se não fosse a carga tributária do País, que avança mais ainda que o crescimento do PIB, nós estaríamos em uma situação privilegiada incapaz de sofrer repuxos depois da sua apuração pelos agentes econômicos.


O PIB de um país é o que distingue entre as nações aquelas que mais se desenvolvem e crescem em todos os setores como é o caso brasileiro, felizmente, chegando a encostar-se ao PIB das grandes potências econômicas da Terra.


Se não fosse a carga tributária, que nós sabemos ser alta no Brasil, o PIB significaria um arranjo econômico sem paralelo no mundo de hoje.


O Brasil está fadado a merecer uma colocação ímpar entre as nações por ter o seu PIB elevado à potência de grande valia na Terra.


O que é impressionante, para nós, é que esse PIB foi colocado em sinal de grandeza por conta do consumo das famílias brasileiras que mudaram de hábitos, comprando mais do que estavam habituadas.


O dado sobre o crescimento do PIB em 2007 favorece uma análise da realidade. Economistas e os homens de empresa puderam, em face das novas estatísticas, assegurar-se de que a realidade nacional é a do crescimento econômico, pois atingimos um crescimento igual ao de 2004 que foi saudado quando registrado.


Com isso, está o Brasil em situação econômica de proporcionar ao seu povo um outro canal de benefícios que o manterá entre as nações privilegiadas do planeta, podendo pois desenvolver uma política social que eleve seus filhos à categoria do primeiro mundo.


O PIB, como ele se apresenta, é o retrato claro do trabalho nacional posto em movimento pelo interesse da nação em se manter no nível elevado de produção, considerando todos os setores da economia. Quando se quer avaliar uma nação pelo seu estado econômico vai-se ao PIB, que serve de fator determinante do desenvolvimento e do trabalho em suas múltiplas atividades.


Assim sendo, registramos um PIB maior do que de muitas nações e esperamos mantermo-nos nessa altura para o bem social do povo brasileiro.


Diário do Comércio (SP) 14/3/2008