Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos > Macabeu honoris causa

Macabeu honoris causa

 

Na tradição judaica, os macabeus, muito valentes, venceram inúmeras lutas em que se empenharam, especialmente contra os romanos, para reconsagrar em Jerusalém o Grande Templo e o seu respectivo Altar.


Abram Szajman é um tipo moderno de macabeu, feito nos trópicos, com a mesma garra dos seus gloriosos antepassados. Recebeu do casal Labibi e Edevaldo Alves da Silva, em nome do UniFMU, o título de professor honoris causa da instituição.


Os méritos do presidente da Federação do Comércio de São Paulo são indiscutíveis. Inclusive no campo da educação, onde realizou notáveis feitos no Sesc e no Senac. Entidades abençoadas, mantidas pela contribuição de empresários do comércio, hoje espalhados por todo o Estado de São Paulo, como de resto igualmente no Brasil inteiro.


Todos admiramos o empenho com que a equipe do Senac realiza o seu grande esforço educacional, com o conforto do Campus Abram Szajman, no bairro de Santo Amaro. São inúmeros os cursos profissionalizantes e os cursos superiores oferecidos, no setor terciário da economia. A primeira faculdade, na década de 80, nasceu para atender ao curso de Turismo e Hotelaria, sempre marcado por uma aura de um adequado e eficiente projeto pedagógico. Não houve qualquer tipo de dificuldade para que o então Conselho Federal de Educação desse a sua aprovação para o início das atividades do Senac em nível superior. Depois vieram outros cursos, merecendo destaque especial aquele que foi feito, com todos os cuidados naturais, no campo fascinante da Informática. Hoje, o seu campus é simplesmente exemplar.


Abram Szajman pode ser comparado à luz que nunca se apaga. Lutador, vindo de uma infância extremamente pobre, no bairro do Bom Retiro, graças às suas características de integridade e permanente solidariedade fez da sua crença e do amor ao trabalho um estilo, com o estímulo permanente da sua querida e sempre louvada Cecília.


Ele nasceu em São Paulo, em 1939. Diplomou-se na Escola de Comércio “Álvares Penteado”. Preside também o Centro do Comércio do Estado de São Paulo; os Conselhos Regionais do Sesc e do Senac; é primeiro vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio e, como empresário, preside o Conselho de Administração do Grupo VR, integrado por empresas de comércio, serviços e finanças. A sua participação nas entidades do setor terciário começou há muitos anos como diretor do Centro do Comércio.


É detentor de diversas condecorações, foi eleito “Homem de Vendas do Ano de 1994” e ganhou o Prêmio Nacional de Seguridade Social (ICSS), entre outros.


A presença do empresário Abram Szajman, como posso afirmar em nome do Instituto Metropolitano de Altos Estudos (Imae), constitui motivo de alta honra. Com os seus conhecimentos e a sua reconhecida sabedoria poderá ajudar a levar adiante a grande discussão que hoje desenvolvemos, na nossa sociedade, para que a Reforma Universitária tenha valor e seja implementada para o bem dos nossos jovens.


Editamos a Carta de São Paulo - Educação, na semana passada, com ampla repercussão, exatamente para que seja uma efetiva contribuição da nossa comunidade, hoje com merecido destaque nacional.


 


Jornal do Commercio (Rio de Janeiro - RJ) 31/05/2004

Jornal do Commercio (Rio de Janeiro - RJ), 31/05/2004