Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos > A Anvisa contra-ataca

A Anvisa contra-ataca

 

Enquanto entidades da sociedade civil - e agora até o Exército - se mobilizam para combater a Covid-19, que acaba de atingir recordes de casos, o presidente Bolsonaro segue em pregação aberta contra a vacinação, inclusive a infantil, baseando-se em fake news, ao afirmar que a letalidade nessa faixa etária é 'quase zero', quando seu próprio Ministério da Saúde contabiliza 308 mortes de crianças brasileiras entre 5 e 11 anos desde o início da pandemia.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) pediu que o Supremo Tribunal Federal (STF) proíba o presidente Jair Bolsonaro (PL) de fazer 'campanha de desinformação' sobre a vacinação infantil contra a Covid-19. Em caso de descumprimento, solicitou a aplicação de multa diária de R$ 200 mil. O pedido foi enviado ao ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito das fake news. O presidente foi incluído no inquérito em agosto de 2021 por declarações contra o processo eleitoral.

Bolsonaro dá como exemplo orgulhoso de sua irresponsabilidade a negação de vacinar-se e a sua filha de 11 anos. Xinga os defensores da imunização de 'tarados por vacina', fingindo desconhecer que 39 países do mundo já adotam a iniciativa. Dá a entender que 'sarados' são os que preferem o vírus. Ao contrário do que ensina a Sociedade Brasileira de Pediatria, que recomenda temer a doença, não o remédio. Enquanto isso, deputados do Centrão, incluindo os do PL, diz em meio a sério, meio de brincadeira, que o motivo de Bolsonaro - pregar contra a vacinação em crianças é menos por ideologia e mais por economia orçamentária.

Na última quinta-feira, ele chegou a lançar suspeitas sobre uma instituição como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ao questionar: 'O que há por trás disso? Qual o interesse da Anvisa por trás disso aí?'. O diretor-presidente da agência, o contra-almirante Antônio Barra Torres, que é médico, respondeu em forma de carta-desafio: -Se o Senhor dispõe de informações que levantem o menor indício de corrupção sobre este brasileiro, não perca tempo nem prevarique, Senhor Presidente. Determine imediata investigação policial sobre a minha pessoa aliás, sobre qualquer um que trabalhe hoje na Anvisa, que com orgulho eu tenho o privilégio de integrar.

A nota de Barra Torres, lançada no sábado, termina com a parte mais desconfortável para Bolsonaro: 'Agora, se o Senhor não possui tais informações ou indícios, exerça a grandeza que o seu cargo demanda e, pelo Deus que o senhor tanto cita, se retrate'. Bolsonaro - que respondeu à nota ontem dizendo que não acusou a Anvisa de corrupção - deve saber, mas não custa lembrar, que o mandato do contra-almirante Barra Torres é de cinco anos e que ele não pode ser demitido.

Desde que, há quase um mês, a Anvisa aprovou a vacina para criançasde5al1lanos, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a pedido de seu chefe, se desdobra em manobras protelatórias para retardar a aplicação, o que lhe valeu ser chamado de 'Queirodes', numa referência ao rei infanticida Herodes.

Bolsonaro dá como exemplo orgulhoso de sua irresponsabilidade a negação de vacinar-se e a sua filha de 11 anos.

O Globo, 11/01/2022