Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos > A ameaça da febre amarela

A ameaça da febre amarela

 

Isto de o governo negar ou frear a corrida à vacina da febre amarela, não quer dizer nada. Muitas negativas do governo já foram esclarecidas e comprovadas, não adiantando nada, pois a necessidade da vacina se comprovou.


Estamos na mesma situação, agora com a notícia que há febre amarela no Brasil. Eu mesmo já viajei para o exterior com o atestado de vacina contra a febre amarela. Passei pela África, evidentemente, nada senti e voltei como parti, sem o contágio da febre amarela. A vacina me defendeu.


Somos um país tropical sujeito às epidemias, como a da febre amarela, entre outras. Temos, portanto, o serviço de saúde pública no Brasil, que deve estar preparado para atender ao apelo temeroso de todos os brasileiros, principalmente os viajantes que vão passar por cidades do Nordeste e o do Centro-Oeste, sabendo que, sem a vacinação, o contágio poderá ocorrer e ser fatal. Lembramos que o Brasil já foi país visitado pela febre amarela. Todos os viajantes que seguem em destino a algumas cidades do Nordeste e Centro-Oeste brasileiros estão sendo vacinados e imunizados contra a febre amarela.


Temos experiências de vacinação maciça como, por exemplo, a que é periodicamente aplicada às crianças menores de cinco anos contra a paralisia infantil.


Tudo é assunto de interesse da saúde pública, por exemplo, impõe-se que essa repartição providencie a vacina para as cidades que estão ameaçadas do surto da febre amarela. Sabemos que os boatos circulam acarretando o medo aos desassistidos da vacinação, mas é preciso insistir que o governo tem que se adiantar ao povo brasileiro prevenindo o estado de higidez contra o estado de emergência.


Nesse momento, estamos ainda em fase preparatória sobre a difusão da febre amarela entre os indivíduos sãos, tendo já havido casos de morte pela febre amarela em cidades brasileiras. Segundo informações colhidas por um grande jornal desta capital, e publicadas ontem, muitas pessoas têm procurado postos dos terminais rodoviários do Tietê e Barra Funda em busca da vacina. Mas muitos estão se vacinando sem orientação e necessidade _ conforme informações de especialistas, a vacina pode ter reações adversas.


Isto tudo é o que temos a dizer a respeito do surto da febre amarela. Que a ameaça desta doença não passe de um surto!


Diário do Comércio (SP) 15/1/2008