Início > Artigos

Artigos

  • Uma crise sem fim

    O Globo, em 19/02/2018

    Nos países desenvolvidos fala-se hoje em Quarta Revolução Industrial (4.0). São novas tecnologias que integrarão os domínios físicos, digitais e biológicos, o que naturalmente irá modificar o panorama das escolas em todos os graus. O que vai acontecer na escola de 2019 só Deus sabe...
     

  • Poder de polícia x soft power

    O Globo, em 17/02/2018

    O sucesso da atuação das Forças Armadas no comando da Missão das Nações Unidas para a estabilização do Haiti (Minustah), que se encerrou no ano passado ao completar 13 anos, faz com que uma ação semelhante nas favelas brasileiras, especialmente no Rio, seja considerada possível.

  • O poder do exemplo

    O Globo, em 17/02/2018

    Gravidade do desacato à lei aumenta quando praticada por quem é alvo da admiração coletiva. Ídolo vira um modelo pernicioso.

  • Pra tudo começar na quarta-feira

    O Globo, em 14/02/2018

    Se 2018 só tivesse o ‘caso Lula’ como desfecho indefinido, já daria dor de cabeça suficiente. Mas há outras incógnitas. O que vai acontecer com a reforma da Previdência?.

  • A vitória dos vencidos

    O Globo, em 10/02/2018

    Meu espaço é insuficiente para contar o que aconteceu com as três derrotas injustas da Beija-Flor, duas da Portela e da Mocidade e uma cada de Império, Ilha e Tijuca.

  • De volta para o futuro

    O Globo, em 09/02/2018

    A história brasileira anda muito repetitiva, o que a transforma em farsa com facilidade. E não apenas pelas semelhanças desta eleição com a de 1989, de que tanto já se falou e que o senador Collor, apresentando-se como candidato, só reforçou.

  • Huck vai a FH

    O Globo, em 08/02/2018

    A fragilidade da candidatura à presidência da República do governador de São Paulo Geraldo Alckmin pelo PSDB faz com que cresçam as pressões para que o apresentador Luciano Huck volte à liça eleitoral. Ele hoje tem uma conversa com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso em São Paulo que será fundamental para uma decisão final até depois do Carnaval.

  • O Diabo e a Carne

    O Globo, em 07/02/2018

    Não posso dissociar Carlos Heitor Cony de meu antigo professor do Salesianos, em Niterói, José Inaldo Alonso. Foi este quem me levou ao romance “Pilatos, fascinado pelo estranho rumor de suas palavras. 

  • STF ainda indefinido

    O Globo, em 07/02/2018

    A posição majoritária do plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a prisão após condenação em segunda instância continua indefinida, mesmo depois do pronunciamento, em julgamento ontem da Primeira Turma, dos ministros Alexandre de Moraes, substituto de Teori Zavascki, e Rosa Weber.

  • A farra como desforra

    O Globo, em 07/02/2018

    Com ou sem o bispo na plateia, o carnavalesco Leandro Vieira prometeu que a Mangueira, mesmo com poucos recursos, vai brilhar.

  • Sem prescrição

    O Globo, em 06/02/2018

    A defesa do ex-presidente Lula caminha para mais uma derrota no recurso no Superior Tribunal de Justiça (STJ) ao basear sua tese na prescrição do crime de corrupção passiva, que já foi rejeitada tanto na primeira instância pelo Juiz Sérgio Moro quanto no TRF-4 pelo relator Gebran Neto, que foi seguido pelos outros dois desembargadores da Turma.

  • Pouca chance

    O Globo, em 04/02/2018

    É quase nula a chance de a defesa do ex-presidente Lula conseguir um habeas corpus preventivo no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que negou a mesma pretensão. O presidente em exercício do STJ, ministro Humberto Martins afirmou que “não estão configurados” os requisitos de urgência para o pedido de liminar.