[1] O palavrão
[2]O Campus da UFRJ está encharcado e particularmente verde após 5 dias de chuva.
[1] O Campus da UFRJ está encharcado e particularmente verde após 5 dias de chuva.
[1] A caminho do Fundão: lembrava aos alunos a noção de espírito local ganhando forma e vigor a partir do Romantismo e a transposição da ideia de Cultura para a de "minha cultura", realizada algo timidamente e um pouco falsa por Alencar.
[1] Os poetas bebem de fontes ainda não acessíveis à ciência. Freud remete à noção de conhecimento, saber e verdade transmitidos pela poesia.
[1] A aula sobre a narrativa proustiana transcorria normalmente via Googlemeet. A sala virtual cheia. Faltavam a algazarra dos alunos nos corredores da Faculdade de Letras, a coxinha e o pastel gordurosos engolidos às pressas no intervalo entre uma aula e outra, o papo politizado com os colegas e as discussões culturais e educacionais no cafezinho.
[1] As vozes se exaltavam na roda de estudantes perto do trailer de cachorro-quente, no Fundão. É claro que todos ali juravam não mudar o seu voto em plena campanha eleitoral. Mas criticavam as mudanças de opinião política, as traições e as palavras não honradas pelos políticos brasileiros.
[1] Não consigo saber se estou dormindo, se sonho, se é verdade, se imagino a vela bruxuleando, se apagando, tremendo, morrendo. O menino do mato está na minha frente, assim do nada, fala de Oxóssi, Jesus, Buda, Maomé, numa das mão o Corão, na outra a Torá, uma Bíblia ao lado, fala de indígenas, Nossa Senhora, choro, não acredito.
[1] Os romancistas historiadores do presente cediam um pouco de espaço ao romance histórico, ou de extração histórica.
[1] Mal saía da Galeria da Academia de Veneza. As imagens de Bosch nas retinas doíam, me arranhavam os olhos. O peito rasgado. Ratos, morcegos, inferno, anjos com asas negras, noite pictórica fechada. Escuridão quase total na tela do artista, assustador, pura arte, beleza machucada
[1] A linguagem é reveladora de um meio e de uma ideologia pessoal. A lexicologia funciona desarticulando o vocábulo do enunciado (uma das suas fragilidades científicas, diminuída se se levar em conta associações e oposições), já a denominada sociolinguística prioriza a organização sintática, mais rica para um estudo sociológico
[1] Carioca reativa sentidos esquecidos e aquece a memória de quem a lê.
[1] O colega fazia conferência no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ, no centro do Rio, no belo prédio construído nas primeiras décadas do século XIX, onde funcionou a Academia Real Militar. O IFCS vai tremer, me confidenciou ele, que chegou ao local junto comigo. Ele faria a conferência ao lado de um professor da Universidade de Berlim, um dos maiores militantes da causa gay na Europa, o colega precisou. Gênero, identidades e política o tema. O professor brasileiro abriu a conferência. Leu umas frase que me soaram conhecidas.
[1] Como o poeta sem lar, abandonado, achincalhado por seu público, sem carinho, sem calor, o excluído, o desmancha-prazeres. Mas que revela ao mundo a imagem de quem o olha e lê: palhaço somos nós!
[1] Os poetas pressentiram há muito tempo o que a psicanálise vai " descobrir" mais tarde, sussurrou uma Madame K. didática, brandindo o livro da Ana Maria Machado como uma arma.Prosa ou verso, literatura é arte, ainda acrescentou. Li A audácia dessa mulher, retruquei, para não ficar por baixo, mas ela nem ouviu.
[1] Baudelaire já escreveu com mestria em Ideal o peso do tempo, “esse obscuro inimigo que nos corrói o coração”. Mas o poeta sabia muito bem que a arte, além da religião, logra neutralizar o tempo.
[1] A ruptura do belo via comportamento pecaminoso é que, entendo, deve ser ressaltado. Daquele pecado – o escritor sofre tremendamente entre o desejo e a razão conservadora – nascerá uma nova estética e um novo modelo social?
Links
[1] https://academia.org.br/academicos/godofredo-de-oliveira-neto
[2] https://academia.org.br/artigos/o-palavrao
[3] https://academia.org.br/artigos/minha-cultura
[4] https://academia.org.br/artigos/arte-poetica-e-dificuldade-da-escrita
[5] https://academia.org.br/artigos/o-professor-canadense-e-o-amor
[6] https://academia.org.br/artigos/inconstancia-amorosa-tempo-e-politica
[7] https://academia.org.br/artigos/o-menino-da-floresta
[8] https://academia.org.br/artigos/literatura-e-o-componente-politico-da-hora
[9] https://academia.org.br/artigos/banksy-bosch-travessias
[10] https://academia.org.br/artigos/o-rio-de-antonio-conselheiro-e-de-joao-maria
[11] https://academia.org.br/artigos/cobaia-da-poeta-maria-helena-nascimento-traz-toques-de-ana-cristina-cesar-mas-com-tempero
[12] https://academia.org.br/artigos/proposito-do-conto-machadiano-pilades-e-orestes-ou-casadinhos-de-fresco
[13] https://academia.org.br/artigos/cheiro-de-bicho-na-serragem-do-circo
[14] https://academia.org.br/artigos/literatura-astucias-da-razao-e-certezas-do-desatino
[15] https://academia.org.br/artigos/gracas-arte-somos-eternos
[16] https://academia.org.br/artigos/coronavirus-sentimento-amoroso-estetica-preconceitos
[17] https://academia.org.br/artigos?palavras_chave=Godofredo%20de%20Oliveira%20Neto&page=1