Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > “Na sala, com Rubem Braga” é o tema da palestra de abertura do Ciclo de Conferências “Cadeira 41”, com o professor e Acadêmico Antonio Carlos Secchin

“Na sala, com Rubem Braga” é o tema da palestra de abertura do Ciclo de Conferências “Cadeira 41”, com o professor e Acadêmico Antonio Carlos Secchin

A Academia Brasileira de Letras abriu seu Ciclo de Conferências do mês de setembro, intitulado Cadeira 41, com palestra do Acadêmico Antonio Carlos Secchin, professor emérito de Literatura Brasileira da UFRJ e Doutor em Letras pela mesma Universidade. A coordenação foi da Acadêmica e escritora Ana Maria Machado. O tema escolhido foi Na sala, com Rubem Braga. O evento foi realizado quinta-feira, dia 5 de setembro, no Teatro R. Magalhães Jr., Avenida Presidente Wilson 203 - Castelo, Rio de Janeiro, com entrada franca.

A intitulação Cadeira 41 remonta aos tempos de fundação da ABL, em 20 de julho de 1897. Criada nos mesmos moldes da Academia Francesa, o número máximo de Acadêmicos era 40, o que continua até os dias de hoje. Este Ciclo, no entanto, pretende apresentar quatro nomes que poderiam ocupar, em suas épocas, uma dessas Cadeiras e que, por razões diferentes e individuais, não se tornaram membros da Academia.

A Acadêmica e escritora Ana Maria Machado é a coordenadora geral dos Ciclos de Conferências de 2019.

Os Ciclos de Conferências, com transmissão ao vivo pelo portal da ABL, têm o patrocínio da Light.

Foram fornecidos certificados de frequência.

O Ciclo Cadeira 41 terá mais três palestras, às quintas-feiras, no mesmo local e horário, nos seguintes dias, com os conferencistas e temas, respectivamente: dia 12, Acadêmico Geraldo Carneiro, No bar, com Tom Jobim; dia 19, Marisa Lajolo, Na classe, com Mestre Candido; e dia 26, Acadêmico Cacá Diegues, Com Jorge de Lima no coração

O Acadêmico

Antonio Carlos Secchin é professor emérito de Literatura Brasileira da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutor em Letras pela mesma Universidade. Foi professor de Literatura Brasileira das Universidades de Bordeaux, Roma, Rennes, Mérida e Paris III-Sorbonne Nouvelle.

Em 2013, a editora da UFRJ publicou Secchin: uma vida em letras, com 88 artigos, ensaios e depoimentos sobre a sua atuação como escritor, professor e bibliófilo.

É poeta com vários livros publicados, entre eles Desdizer, de 2017, que reúne sua poesia.

Em 2018, publicou, na área da literatura infantil, O galo gago, que recebeu o selo “Altamente Recomendável” da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

Ensaísta, publicou, ainda em 2018, Percursos da poesia brasileira: do século XVIII ao século XXI, que recebeu o Prêmio da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) como o melhor livro de ensaios publicado no país.

Em março de 2019, recebeu o Grande Prêmio Cidade do Rio de Janeiro, da Academia Carioca de Letras, pelo conjunto de sua obra.

Leitura complementar

A Biblioteca Rodolfo Garcia disponibiliza seu acervo para pequisa e leitura de obras relacionadas ao tema desta conferência, como "João Cabral [texto] : a poesia do menos", "Machado de Assis [texto] : ensaios da crítica contemporânea" e "O homem rouco [texto] : crônicas".

Para consultar mais materiais como os citados, acesse o link abaixo e visite os "Levantamentos bibliográficos" realizados para este evento.

Sophia Acervo

 

29/08/2019

Galeria de imagens

Na Sala, com Rubem Braga

Notícias relacionadas

Vídeos relacionados