Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > “Com Jorge de Lima no coração” é o tema da palestra de encerramento do Ciclo de Conferências “Cadeira 41” com o cineasta Carlos Diegues

“Com Jorge de Lima no coração” é o tema da palestra de encerramento do Ciclo de Conferências “Cadeira 41” com o cineasta Carlos Diegues

 

A Academia Brasileira de Letras encerrou seu Ciclo de Conferências Cadeira 41 do mês de setembro com o tema Com Jorge de Lima no coração, sob a coordenação geral da Acadêmica e escritora Ana Maria Machado. O Acadêmico e cineasta Carlos Diegues foi o palestrante do Ciclo. O evento foi realizado no dia 26 de setembro no Teatro R. Magalhães Jr., Avenida Presidente Wilson, 203 - Castelo, Rio de Janeiro.

A intitulação Cadeira 41 remonta aos tempos de fundação da ABL, em 20 de julho de 1897. Criada nos mesmos moldes da Academia Francesa, o número máximo de Acadêmicos era 40, o que continua até os dias de hoje. Este Ciclo, no entanto, pretende apresentar quatro nomes que poderiam ocupar, em suas épocas, uma dessas Cadeiras e que, por razões diferentes e individuais, não se tornaram membros da Academia.

A Acadêmica e escritora Ana Maria Machado é a coordenadora geral dos Ciclos de Conferências de 2019.

Os Ciclos de Conferências, com transmissão ao vivo pelo portal da ABL, têm o patrocínio da Light.

Foram fornecidos certificados de frequência.

O Acadêmico

Carlos Diegues é um dos grandes nomes do cinema brasileiro. Sua filmografia consegue o raro feito de ser, ao mesmo tempo, popular e de empenho artístico, reflexivo e de encantamento. Iniciou sua carreira cinematográfica nos anos 60 e foi um dos fundadores do movimento Cinema Novo ao lado de Glauber Rocha e Nelson Pereira dos Santos, dentre outros.

Nos anos 70 inaugura um período de grande popularidade do cinema brasileiro com o seu "Xica da Silva", ainda hoje um dos mais cultuados filmes brasileiros. No início dos anos 80 dirige "Bye Bye Brasil", conhecido e consagrado no mundo inteiro.

Seus filmes foram lançados comercialmente em quase todos os países, participaram e receberam diversos prêmios nos mais importantes festivais internacionais de cinema, incluindo Cannes, Veneza, Berlim e outros, o que tornou Carlos Diegues um dos cineastas latino-americanos mais conhecidos e respeitados no mundo.

Leitura complementar

A Biblioteca Rodolfo Garcia disponibiliza seu acervo para pequisa e leitura de obras relacionadas ao tema desta conferência, como "Tieta", "A tunica inconsutil : poesia" e "Invenção de Orfeu, x, xi".

Para consultar mais materiais como os citados, acesse o link abaixo e visite os "Levantamentos bibliográficos" realizados para este evento.

Sophia Acervo

 

19/09/2019

Notícias relacionadas

Vídeos relacionados