Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Acadêmico e cineasta Carlos Diegues é o terceiro palestrante do Ciclo de Conferências “O que falta ao Brasil?”

Acadêmico e cineasta Carlos Diegues é o terceiro palestrante do Ciclo de Conferências “O que falta ao Brasil?”

Um dos grandes nomes do cinema brasileiro, o Acadêmico e cineasta Carlos Diegues fez a terceira palestra do Ciclo de Conferências O que falta ao Brasil? na Academia Brasileira de Letras (ABL). O tema foi O amor pelo que somos, sob a coordenação da Acadêmica e escritora Rosiska Darcy de Oliveira. O evento foi realizado no dia 15 de agosto, quinta-feira, no Teatro R. Magalhães Jr. (Avenida Presidente Wilson, 203, Castelo, Rio de Janeiro). Entrada franca.

A Acadêmica e escritora Ana Maria Machado é a coordenadora geral dos Ciclos de Conferências de 2019.

Os Ciclos de Conferências, com transmissão ao vivo pelo Portal da ABL, têm o patrocínio da Light.

Foram fornecidos certificados de frequência.

O Ciclo terá mais duas conferências no mês de agosto, sempre às quintas-feiras, no mesmo local e horário: Porque ficamos para trás, com o Acadêmico e economista Edmar Bacha no dia 22, e Um futuro pior que o passado? Reflexões na antevéspera do bicentenário da Independência, com o diplomata Rubens Ricupero no dia 29.

O Acadêmico

Carlos Diegues é um dos grandes nomes do cinema brasileiro. Sua filmografia consegue o raro feito de ser, ao mesmo tempo, popular e de empenho artístico, reflexivo e de encantamento. Iniciou sua carreira cinematográfica nos anos 60 e foi um dos fundadores do movimento Cinema Novo ao lado de Glauber Rocha e Nelson Pereira dos Santos, dentre outros.

Nos anos 70 inaugura um período de grande popularidade do cinema brasileiro com o seu “Xica da Silva”, ainda hoje um dos mais cultuados filmes brasileiros. No início dos anos 80 dirige “Bye Bye Brasil”, conhecido e consagrado no mundo inteiro.

Seus filmes foram lançados comercialmente em quase todos os países, participaram e receberam diversos prêmios nos mais importantes festivais internacionais de cinema, incluindo Cannes, Veneza, Berlim, e outros, o que tornou Carlos Diegues um dos cineastas latino-americanos mais conhecidos e respeitados no mundo.

Leitura complementar

A Biblioteca Rodolfo Garcia disponibiliza seu acervo para pequisa e leitura de obras relacionadas ao tema desta conferência, como "Viva o povo brasileiro e João Ubaldo Ribeiro : antologia", "Cacá Diegues acredita na democracia cultural" e "A modernidade no Brasil : conciliação ou ruptura?".

Para consultar mais materiais como os citados, acesse o link abaixo e visite os "Levantamentos bibliográficos" realizados para este evento.

Sophia Acervo


08/08/2019

Notícias relacionadas

Vídeos relacionados