Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL debate “O Brasil de hoje no mundo” em seu Seminário “Brasil, brasis”

ABL debate “O Brasil de hoje no mundo” em seu Seminário “Brasil, brasis”

 

“O Brasil de hoje no mundo” foi o tema do debate do Seminário “Brasil, brasis” da Academia Brasileira de Letras. A coordenação foi do Acadêmico Domício Proença Filho, Primeiro-Secretário da ABL. Os participantes foram o Acadêmico Candido Mendes de Almeida, a jornalista Miriam Leitão e o cientista político Clovis Brigagão. O evento aconteceu no dia 26 de julho, quinta-feira, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., 280 lugares, na sede da  ABL, na Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro.

O Seminário Brasil, brasis, com entrada franca e transmissão ao vivo pelo Portal da ABL, tem patrocínio do Bradesco.

Saiba mais

Miriam Leitão
 
Miriam Leitão é formada em jornalismo pela Universidade de Brasília (UNB). Exerce a profissão de jornalista há mais de 30 anos. Trabalhou na Gazeta Mercantil, Jornal do Brasil, Veja e Estado de São Paulo. Desde 1991 tem uma coluna diária no jornal O Globo. É comentarista de economia da TV Globo, Rádio CBN, tem um programa de entrevistas na GloboNews e o site www.miriamleitao.com. Em 2005, recebeu o prêmio "Maria Moors Cabot" da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos. Em 2011, lançou  pela Record "Saga Brasileira, A longa luta de um povo por sua moeda",  best seller  que está entrando  em sétima edição. Em 2010, lançou, também pela Record, Convém sonhar

Clovis Brigagão
 
O cientista político Clovis Brigagão é professor, pesquisador, consultor (últimos 35 anos) nas áreas da Ciência Política, Relações Internacionais, Estudos de Paz e Segurança Internacional e Ecologia. Doutor em Estudos Estratégicos Internacionais, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenador do Curso de Pós-Graduação Estratégias de Negociações Internacionais, Centro de Estudos das Américas, UCAM. Especialista-representante do Governo Brasileiro/MRE, Comissão Hemisférica sobre Medidas e Confiança Mútua/OEA, 2001, e Membro da Comissão Nacional de Apoio à CPLP/MRE, 2000. Coordena o Grupo de Análise de Prevenção de Conflitos (GAPCon) e a Escola Sérgio Vieira de Mello – EPAZ (IUPERJ/UCAM). Publicou dezenas de livros no Brasil e no exterior e escreve frequentemente para revistas acadêmicas e para jornais do Brasil e do exterior.
 
Candido Mendes de Almeida
 
Quinto ocupante da Cadeira nº 35 da ABL, eleito em 24 de agosto de 1989, na sucessão de Celso Cunha, Candido Mendes de Almeida nasceu no Rio de Janeiro (RJ). Bacharel em Direito (1950) e Filosofia (1951) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Doutor em Direito pela Faculdade Nacional de Direito, Universidade do Brasil. Professor universitário (assistente, titular, chefe de Departamento) desde 1951: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ); Escola Brasileira de Administração Pública da Fundação Getulio Vargas (FGV); Faculdade de Direito Candido Mendes; Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro; Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ). Presidente da Sociedade Brasileira de Instrução (SBI) e Diretor das Faculdades de Direito Candido Mendes, das Faculdades de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro e do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook

26/7/2012

18/07/2012 - Atualizada em 17/07/2012