Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos > Dilma e a democracia a toda prova

Dilma e a democracia a toda prova

 

A amplitude do processo de impeachment contra a presidente demonstra a maturidade da democracia brasileira. E vai, já, ao impacto internacional, no teste da convivência dos poderes, dentro do mais escrupuloso respeito à Constituição. 

Deveremos ao presidente Lewandowski esse êxito, no cumprimento dos tempos dos discursos e da pertinência do seu conteúdo. Deparamos toda a franqueza da palavra, no sangue frio das acusações, mas a salvo de qualquer insulto. 

O discurso introdutório de Duma guarneceu -se de toda a meticulosidade da argumentação sobre o que se entenda como crime de responsabilidade. Nenhuma tentação ao desabafo, numa constância de tom de quem olha para o processo histórico mais do que para os resultados da hora. Da mesma forma, também foram alvo a denúncia de Eduardo Cunha e as motivações da sua iniciativa. Ha referiu-se, ainda, à hostilidade da cobertura mediática nas apostas quanto ao desfecho do impeachment. 

A presidente apartou-se, por inteiro, de qualquer tentação de vitimar-se, levando os ataques ao claro confronto de duas visões contrastantes da política pública brasileira 

Reportou-se ao perfil dos 13 anos de chegada do petismo ao poder, ainda que tenha ido mais à invocação das esquerdas do que à referência explícita ao partido. Rara além disso, denunciou, claramente, o governo interino como um regime de defesa do elitismo político e social do Brasil e do velho status quo. E foi só após esse pano de fundo que inseriu a defesa jurídica e falou, ao fim do discurso, após todo esse preparo, do que seja o golpe, no atentado a explícitos artigos da Carta Magna 

Os debates subsequentes ganharam a didática inevitável das respostas, uma a uma pela presidente, às interpelações dos senadores. Por força repetiram-se as mesmas frases no dialogo, tanto o questionário marcava muito mais o desempenho da fala, naqueles minutos de glória dos parlamentares, que, de fato, uma novidade de indagação. 

Por sobre o acirramento do entrevero, o que emergiu, sem volta, na nossa maturação democrática foi o jogo pleno - senão exaustivo - dos antagonismos de opiniões, a assegurar a verdadeira coexistência de interesses e ideologias da vida pública do país.

Diário da Manhã (GO), 13/09/2016