Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > "Prêmio ABL de Cinema" é concedido aos filmes "A erva do rato" e "Hotel Atlântico"

"Prêmio ABL de Cinema" é concedido aos filmes "A erva do rato" e "Hotel Atlântico"

 

A Academia Brasileira de Letras concedeu o “Prêmio ABL de Cinema” de 2010 a dois filmes selecionados pela comissão formada pelos Acadêmicos Carlos Heitor Cony, Sábato Magaldi e Nelson Pereira dos Santos. Os dois são: "A erva do rato" e "Hotel Atlântico, dirigidos respectivamente por Júlio Bressane e Suzana Amaral.

Os autores dividirão o prêmio de R$ 50 mil, a ser entregue na sessão comemorativa dos 113 anos da Academia, na terça-feira, dia 20 de julho, às 17 horas, no Petit Trianon.

Saiba mais

O filme “A erva do rato” é baseado em dois contos de Machado de Assis – “A causa secreta” e “Um esqueleto” – e tem como roteiristas Júlio Bressane e Rosa Dias. De acordo com a comissão, o filme foi indicado para o prêmio por ser, além de uma excelente realização (da fotografia aos intérpretes), o resultado de um trabalho excelente de adaptação de obra literária. De acordo com os Acadêmicos, o filme provoca no espectador as mesmas sensações que teriam o leitor desses angustiantes textos machadianos.

Suzana Amaral, autora de “A hora da estrela”, adaptação de Clarice Lispector, aceitou o desafio de levar para a tela o romance ‘Hotel Atlântico”, de João Gilberto Noll. O resultado, de acordo com os Acadêmicos, os surpreendeu pela habilidade poética com que a diretora trabalhou a história de um andarilho enigmático que leva o espectador a atravessar muitos e diferentes espaços sociais e, talvez, “fazê-lo pensar sobre o absurdo da vida”. Suzana Amaral divide o roteiro com João Gilberto Noll.

13/7/2010



13/07/2010 - Atualizada em 12/07/2010