Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Nova edição do romance ‘A sucessora’, de Carolina Nabuco (1890-1981), será lançado na ABL

Nova edição do romance ‘A sucessora’, de Carolina Nabuco (1890-1981), é lançado na ABL

 

O romance A sucessora, de Carolina Nabuco – filha de um dos fundadores e primeiro Secretário-Geral da Academia Brasileira de Letras, Joaquim Nabuco (1849-1910) – foi lançado, em nova edição da editora Instante, no Petit Trianon da ABL, dia 4 de dezembro.

Publicado em 1934, A Sucessora obteve grande sucesso editorial, recebendo diversas reedições no Brasil, estando fora de catálogo desde 1996. O livro, segundo os editores, une prosa intimista e psicológica ao dar voz a uma protagonista feminina: Marina, uma jovem recém-casada que, após uma romântica lua de mel, muda-se para a mansão do marido, o milionário Roberto Steen.

“Ao entrar em sua nova residência, depara-se com um imponente retrato de Alice, a primeira mulher de Roberto, falecida poucos meses antes de Marina e ele se conhecerem. Alice era dona de uma personalidade exuberante e um ícone da sociedade carioca, enquanto Marina, criada na fazenda da família, sempre levou uma vida simples e distante dos costumes liberais da cidade grande. Marina é então invadida por sentimentos de insegurança e inadequação. Afinal, numa vida em que todos a comparam à primeira madame Steen, será que seu amor por Roberto resistirá ao fantasma de uma mulher tão especial?”


 

A AUTORA

Carolina Nabuco nasceu no Rio de Janeiro, em 1890. Passou a adolescência nos Estados Unidos, onde o pai, o estadista e abolicionista Joaquim Nabuco, era embaixador do Brasil. Tornou-se importante escritora já ao publicar seu primeiro livro: a biografia de seu pai, em 1928, obra que no ano seguinte receberia o Prêmio de Ensaio da Academia Brasileira de Letras. Apesar da educação recebida no exterior, possuía espírito brasileiro. Atuou como escritora e tradutora e levou uma vida discreta. Não se casou nem teve filhos.

Além de A vida de Joaquim Nabuco e de A sucessora, escreveu outros livros: Chamas e cinzas (romance, 1947), Visão dos Estados Unidos (viagem, 1953), Santa Catarina de Sena (biografia, 1957), A vida de Virgílio de Melo Franco (biografia, 1962), Retrato dos Estados Unidos à luz da sua literatura (crítica literária, 1967), O ladrão de guarda-chuva e dez outras histórias (coletânea de contos, 1969) e Oito décadas (memórias, 1973).

Em 1978, Carolina Nabuco recebeu o Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, pelo conjunto da obra. Quatro anos depois, em agosto de 1981, faleceu, em decorrência de um ataque cardíaco, aos 91 anos de idade, em sua casa na rua Marquês de Olinda, no Rio de Janeiro.

14/11/2018