Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > "Machado de Assis e a educação" é tema de conferência na ABL

"Machado de Assis e a educação" é tema de conferência na ABL

 

A Academia Brasileira de Letras dá sequência ao ciclo “Memórias da Academia”, com a palestra "Machado de Assis e a educação", que será ministrada pelo Acadêmico Arnaldo Niskier, na próxima terça-feira, 10 de outubro, às 16h, no Teatro R. Magalhães Jr. A coordenação é do Acadêmico Godofredo de Oliveira Neto. Composto por cinco conferências, o ciclo tem coordenação geral do Acadêmico Antonio Carlos Secchin e tem como objetivo resgatar obras de imortais.

O ciclo

O ciclo teve início no dia 3 de outubro, com uma palestra sobre Manuel Antônio de Almeida, autor do romance “Memórias de um sargento de milícias”. Sua vida e obra foram revisitadas pelo Acadêmico Ruy Castro. Os 20 anos da morte da Rachel de Queiroz será o tema da palestra da pesquisadora de literatura brasileira, Elvia Bezerra, no dia 17 de outubro. No dia 24, o "Centenário de nascimento de Lygia Fagundes Telles" será abordado pela Acadêmica e escritora Rosiska Darcy de Oliveira. Encerrando o ciclo, no dia 31, o Acadêmico e advogado Celso Lafer falará sobre o Centenário de nascimento de Hélio Jaguaribe.

O Acadêmico

Arnaldo Niskier é o sétimo ocupante da Cadeira nº 18, eleito em 22 de março de 1984, na sucessão de Peregrino Júnior. Foi recebido em 17 de setembro de 1984 pela acadêmica Rachel de Queiroz. Recebeu os acadêmicos Murilo Melo Filho, Carlos Heitor Cony e Paulo Coelho. Presidiu a Academia Brasileira de Letras entre 1998 e 1999. Foi chefe de Reportagem da Revista Manchete, de 1960 a 1968. É Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e professor titular de História e Filosofia da Educação na mesma instituição.

03/10/2023

Vídeos relacionados