Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Lançamento dos volumes 2 e 3 da coleção “História do Brasil nação: 1808-2010”

Lançamento dos volumes 2 e 3 da coleção “História do Brasil nação: 1808-2010”

 

A Academia Brasileira de Letras sediou no dia 23 de agosto, quinta-feira, às 17h30min, em sua sede, no Petit Trianon, mesa-redonda e o lançamento dos volumes 2 e 3 da coleção “História do Brasil Nação: 1808-2010”, coordenada pelo Acadêmico e Historiador José Murilo de Carvalho. A direção-geral é da Historiadora Lilia Moritz Schwarcz. O endereço da ABL é Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. O projeto  intitula-se América Latina na História Contemporânea. É uma realização da Fundación Mapfre e da Editora Objetiva. Ao todo, serão seis volumes.

Com o título A construção nacional, o segundo volume investiga as particularidades desse processo no Brasil, ocorrido entre a abdicação de D. Pedro I, em 1831, e a deposição de D. Pedro II, em 1889. Entram em foco o conturbado período regencial e o longo Segundo Reinado, abordados a partir de aspectos fundamentais para a compreensão da época, como a constante ameaça à unidade nacional, a Guerra do Paraguai e a manutenção da ordem escravocrata. Participaram deste volume os historiadores José Murilo de Carvalho, Sidney Chalhoub, Leslie Bethell (Sócio Correspondente da Academia), João Antônio de Paula e o Acadêmico Alfredo Bosi.

O terceiro volume da coleção – A abertura para o mundo – aborda um momento de características tão dramáticas quanto decisivas para o futuro do país: a virada do século XIX para o século XX. Com o fim da escravidão, em 1888, e a deposição de D. Pedro II, em 1889, surge um cenário propício a todo tipo de utopias e projeções. O recém instituído regime republicano gerou enormes expectativas. Para dar conta de tamanha complexidade, cinco importantes historiadores e pesquisadores – Hebe Mattos, Francisco Doratioto, Gustavo Franco, Luiz Aranha Corrêa do Lago e Elias Saliba –, reunidos sob a coordenação de Lilia Moritz Schwarcz, compõem um instigante painel da vida política, da sociedade, da economia, das relações internacionais e da cultura entre os anos de 1889 e 1930.

A mesa-redonda foi transmitida ao vivo pelo Portal da ABL.

Veja também

Perfil da ABl no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook

22/8/2012

22/08/2012 - Atualizada em 21/08/2012