Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Giovanni Ricciardi é o novo sócio correspondente da ABL

Giovanni Ricciardi é o novo sócio correspondente da ABL

 

A Academia Brasileira de Letras tem um novo sócio correspondente. O italiano Giovanni Ricciardi, professor, tradutor, ensaísta e crítico foi escolhido na sessão da última quinta-feira, 6 de julho, para suceder na cadeira 19 o sociólogo francês Alain Tourraine, morto em 9 de junho. Apresentado pelo Acadêmico Domicio Proença Filho, o nome foi aceito por unanimidade. Giovanni Ricciardi é professor de literaturas brasileira e portuguesa na Universidade de Nápoles - L’Orientale - e com frequência ministra cursos em universidades brasileiras.

Seu trabalho já lhe rendeu vários reconhecimentos, como a Medalha Academia Brasileira de Letras, em 2000, e o Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) na categoria “melhor divulgador da literatura brasileira no exterior”, em 1998. Segundo Domicio Proença Filho, Ricciardi é um dos mais ativos brasilianistas italianos, com dedicação especial à literatura brasileira, objeto de seus estudos desde 1968.

Giovanni Ricciardi licenciou-se na Universidade de Roma, em 1968, com o poeta Murilo Mendes e a professora Luciana Stegagno Picchio, defendendo a tese: Struttura e forma in ‘Vidas secas’ di Graciliano Ramos. Bolsista de Sociologia da Universidade de Roma, do Instituto de Alta Cultura e da Fundação Gulbenkian de Lisboa, começou a interessar-se pela Sociologia da literatura e pelos problemas sindicais de América Latina, publicando Sociologia da literatura (Lisboa, 1971), Lineamenti di una sociologia della produzione artistica e letteraria (Nápoles, 1974) e América Latina: sindacati e società (1950-1970), (Nápoles, 1975).

Na Universidade de Bari, esteve à frente, em 1990, da concessão do doutoramento Honoris Causa de Jorge Amado, quando pronunciou o discurso de recepção, publicado na Revista Literatura d'America. Organizou também o seminário “Jorge: sessenta anos de vida literária”.

As principais obras de Giovanni Ricciardi: O escritor corporal: Uma sociologia para a literatura; Il movimento sociale urbano; Utopia, resistência, perda do Centro, Biografias e criação literária – auto-retratos; Acquerello del Brasile; Soeiro Pereira Gomes; uma biografia literária.

10/07/2023