Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > “Elogio da liberdade”, filme que narra a trajetória da Acadêmica Rosiska Darcy de Oliveira, será exibido em sessão especial na ABL

“Elogio da liberdade”, filme que narra a trajetória da Acadêmica Rosiska Darcy de Oliveira, é exibido em sessão especial na ABL

 

Dando prosseguimento à série Cinema na ABL, sob a coordenação do Acadêmico Carlos Diegues, foi exibido, em uma sessão especial, o filme Elogio da Liberdade, que aborda a vida e a obra da Acadêmica e escritora Rosiska Darcy de Oliveira. A produção, com duração aproximada de 85 minutos, tem a direção de Bianca Comparato.

A protagonista

Rosiska Darcy de Oliveira é acadêmica, jornalista, advogada, professora universitária e escritora. Acusada de denunciar torturas contra presos políticos, foi obrigada, em 1970, pela ditadura militar, a se exiliar na Suíça. É doutora em Educação pela Universidade de Genebra, onde lecionou até 1984, quando retornou ao Brasil. Participou ativamente do emergente Movimento Internacional das Mulheres.

Sua trajetória

Presidiu a Coalizão de Mulheres Brasileiras para a Rio-92, que organizou o evento Planeta Fêmea no Fórum de ONGs da Conferência Mundial do Meio Ambiente realizado no Rio de Janeiro.

Em 1995, assumiu a presidência do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher e chefiou a delegação brasileira à Conferência da ONU sobre a Mulher em Beijing. Foi, por sete anos, Embaixadora na Comissão Interamericana de Mulheres da OEA.

Membro do Conselho Assessor sobre Mulher e Desenvolvimento do BID e consultora da UNESCO para o tema “A emergência do feminino na cultura”. Integrante do Painel sobre Educação para o Desenvolvimento Sustentável da UNESCO e do Painel Mundial para a Democracia, presidido pelo Secretário-Geral da ONU Boutros-Ghalli.

Fundou e dirigiu por 12 anos o Centro de Liderança da Mulher no Rio de Janeiro, projeto apoiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento. Como vice-presidente de Cultura da Associação Comercial do Rio de Janeiro, presidiu o Conselho Empresarial de Educação dessa associação e é membro do Conselho Consultivo da Confederação Nacional do Comércio, bem como do Conselho Científico do Museu do Amanhã.

Foi colunista do Estado de S. Paulo e é articulista do blog Opinião de O Globo. Professora durante 15 anos do Doutorado em Letras da PUC-Rio, é membro do Pen Club do Brasil. Recebeu, entre outras condecorações, a Medalha Rio Branco por serviços prestados à Nação.

O filme

Elogio da Liberdade vai muito além da biografia pessoal, traçando uma evolução histórica dos movimentos de mulheres no Brasil. O processo de montagem durou cerca de um ano. O documentário se torna ainda mais importante por conter imagens de seu arquivo pessoal e um rico material de entrevistas e programas de televisão da época.

O documentário, dirigido por Bianca Comparato, percorre sua infância e adolescência, e relata trechos selecionados do trabalho da acadêmica. Conta, ainda, com as participações da filósofa Djamila Ribeiro e da vereadora Marielle Franco, bem como registros das passeatas feministas mais recentes.

19/08/2019