Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Acadêmico Marcos Vinicios Vilaça é homenageado na Assembleia Legislativa de Pernambuco por sua gestão frente ao Tribunal de Contas da União

Acadêmico Marcos Vinicios Vilaça é homenageado na Assembleia Legislativa de Pernambuco por sua gestão frente ao Tribunal de Contas da União

 

No dia 27 de agosto, no plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco, foi realizada uma sessão solene em homenagem aos 24 anos da posse do Acadêmico Marcos Vinicios Vilaça como Presidente do Tribunal de Contas da União e pelos relevantes serviços prestados ao Estado de Pernambuco.

O Acadêmico

Marcos Vinicios Rodrigues Vilaça é advogado, jornalista e professor. Eleito para a Academia Brasileira de Letras em 1985, ocupa a Cadeira 26, que pertenceu anteriormente a Mauro Mota. Presidiu a ABL de 2006 a 2007 e de 2010 a 2011.

Nascido em Pernambuco, Marcos Vinicios Rodrigues Vilaça foi o primeiro ocupante da Cadeira 35 da Academia Pernambucana de Letras, foi eleito em 30 de outubro de 1965 e tomou posse em 18 de novembro do mesmo ano, sendo atualmente o seu mais antigo membro. Foi presidente no biênio 1970/1972. É membro da Academia Brasileira de Letras, da Academia Pernambucana de Letras, da Academia das Ciências de Lisboa e da Academia Brasiliense de Letras.

Durante sua carreira participou de vários conselhos institucionais, comissões julgadoras de prêmios literários e culturais e comissões vinculadas à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Recebeu dezenas de títulos honoríficos e comendas mais importantes do Brasil.

Publicou inúmeros livros, entre eles Em torno da sociologia de caminhão, Coronel, coronéis, Itinerário na corte e Intenção e Gesto, com várias reedições e traduções para outros idiomas.

19/08/2019