Início > Noticias > Acadêmico Domício Proença Filho faz a conferência final do ciclo ‘Literatura brasileira: Patrimônio revisitado e criação contemporânea’, da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa

Acadêmico Domício Proença Filho faz a conferência final do ciclo ‘Literatura brasileira: Patrimônio revisitado e criação contemporânea’, da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa

O Acadêmico, professor, crítico literário e poeta Domício Proença Filho fez a palestra de encerramento do Ciclo de Conferências “Literatura brasileira: Patrimônio revisitado e criação contemporânea”, da Fundação Calouste Gulbenkian, no dia 30 de outubro, terça-feira, em Lisboa, Portugal.

A conferência de Domício Proença Filho, intitulada “O lugar de Machado de Assis na literatura brasileira”, foi realizada no Auditório 3 da Fundação. O Acadêmico é o atual ocupante da Cadeira 28 da Academia Brasileira de Letras, eleito em 23 de março de 2006, na sucessão do Acadêmico Oscar Dias Corrêa.
 

O CONFERENCISTA

Domício Proença Filho é Professor Emérito e Professor Titular de Literatura Brasileira da Universidade Federal Fluminense, aposentado. Doutor e Livre-Docente em Letras, foi Professor da disciplina e de língua portuguesa em diversos outros estabelecimentos de ensino superior, entre eles, a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Pontifícia Universidade Católica da mesma cidade. Na condição de Professor Titular Convidado (Gastprofessor), ministrou cursos na Universidade de Colônia e na Escola Técnica de Altos Estudos de Aachen.

Participou, como conferencista e debatedor, de seminários e cursos promovidos por instituições de ensino superior e centros de estudos em Lisboa, Coimbra, Porto, Colônia, Tübingen, Munique, Roma, Bolonha, Madri, Salamanca, Paris, Clermont Ferrand, e Minesota.

O Acadêmico é, também, crítico, ensaísta, poeta, ficcionista, roteirista e promotor cultural. Publicou 68 livros, entre eles, Estilos de época na literatura, a linguagem literária; A poesia dos Inconfidentes (org.); Oratório dos Inconfidentes; O risco do jogo – poemas; Capitu-memórias póstumas (romance); Breves estórias de Vera Cruz das Almas; Nova ortografia da língua portuguesa – guia prático; Leitura do texto, leitura do mundo; e Muitas línguas, uma língua: a trajetória do português brasileiro. É membro da Academia Brasileira de Letras, de que foi presidente (2016-2017), da Academia Brasileira de Filologia e da Academia das Ciências de Lisboa e do PEN Clube do Brasil.

30/10/2018