Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL participa da III Semana Nacional de Arquivos e disponibiliza visitas, exposição e palestra em sua sede

ABL participa da III Semana Nacional de Arquivos e disponibiliza visitas, exposição e palestra em sua sede

 

A Academia Brasileira de Letras, por intermédio do Arquivo Múcio Leão, foi uma das instituições com participação ativa na III Semana Nacional de Arquivos, de 3 a 6 de junho, em todo o Brasil.

Um dos pontos altos da participação da ABL foi a palestra “Entre o sigilo e o acesso – a regulação jurídica dos arquivos pessoais”, proferida por Sérgio Branco (autor dos livros Direitos Autorais na Internet e o Uso de Obras Alheia; O Domínio Público no Direito Autoral Brasileiro – Uma Obra em Domínio Público; e O que é Creative Commons – Novos Modelos de Direito Autoral em um Mundo Mais Criativo).

O Acadêmico e historiador José Murilo de Carvalho fez a apresentação da Conferência, no dia 4 de junho, às 15h00, na Sala José de Alencar do Centro Cultural do Brasil.

Por intermédio do Arquivo Múcio Leão e sua equipe técnica, liderada pela arquivista Sra. Maria Oliveira, os participantes da Semana – e o público em geral – puderam conhecer a Exposição “As casas da Casa” (mostra de fotos dos prédios que a ABL ocupou ao longo dos 120 anos de fundação) e o acervo audiovisual do Arquivo da ABL.

Os inscritos na III Semana também puderam fazer uma visita técnica ao Arquivo e ao Núcleo de Conservação e Restauração, além de participarem da Visita Guiada ao Petit Trianon, onde são realizadas as sessões solenes, ordinárias e comemorativas, e os tradicionais chás das quintas-feiras. A Visita Guiada conta com a participação de atores que descrevem a História da Academia e de seus membros desde sua fundação há 120 anos.

29/05/2019