Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL doa livros a comunidades quilombolas da região dos Lagos, no Rio de Janeiro

ABL doa livros a comunidades quilombolas da região dos Lagos, no Rio de Janeiro

O Presidente da Academia Brasileira de Letras, professor Marco Lucchesi, visitou comunidades quilombolas na região dos Lagos (Búzios e Cabo Frio): Maria Joaquina, Preto Forro, Fazenda Espírito Santo e Sobara.

Na oportunidade, em nome da ABL, doou livros a cada uma delas, no sábado passado, dia 15 de junho.

O encontro faz parte e uma série de projetos que a ABL vem desenvolvendo ultimamente e contou com as participações do Dr. Marco Aurélio Melo, desembargador do TF-RJ e especialista em direito de comunidades de quilombo no Brasil; da Diretora Presidente do Instituto de Terra e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro, Cláudia Franco Corrêa, e do Diretor de Regularização Fundiária, Luiz Cláudio Vieira.

No plano social, a Academia implantou, restituiu ou deu continuidade a uma importante gama de projetos, mediante palestras, doação de livros, material escolar e computadores, a hospitais, escolas públicas, unidades socioeducativas e prisionais do Estado.

"Precisamos salvaguardar as nações indígenas, que nos antecedem, e os descendentes quilombolas, cuja identidade inscreve-se na afirmação do território. Todos brasileiros, sem exclusão, com direitos iguais", declarou Lucchesi.

Marco Aurélio afirmou, logo após as visitas que, independentemente das dificuldades, os quilombos demonstraram a preocupação de preservar sua cultura e etnia: “Com muito orgulho e consciência”.

19/06/2019

Galeria de imagens

ABL doa livros a comunidades quilombolas da região dos Lagos, no Rio de Janeiro