Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL comemora 121 anos de fundação e homenageia a Marinha do Brasil e o ex-ministro Bernardo Cabral

ABL comemora 121 anos de fundação e homenageia a Marinha do Brasil e o ex-ministro Bernardo Cabral

 

A Academia Brasileira de Letras comemorou, quinta-feira, dia 19 de julho, 121 anos de fundação, em Sessão Solene no Salão Nobre do Petit Trianon. O Acadêmico, escritor e jornalista Cícero Sandroni foi o orador oficial da solenidade.

Depois do discurso, o Presidente Marco Lucchesi convidou o Acadêmico Domício Proença Filho para fazer a entrega da Medalha Machado de Assis de 2018 ao Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil (a comenda foi afixada no estandarte da corporação), representado, na oportunidade pelo Almirante de Esquadra Alexandre José Barreto de Mattos. A seguir, convidou o Acadêmico Arnaldo Niskier para entregar a Medalha João Ribeiro ao jurista e ex-ministro Bernardo Cabral. As comendas são duas  das mais importantes concedidas pela ABL.

Compareceram à solenidade alunos do Centro de Educação Física Adalberto Nunes (Cefan), onde a Marinha desenvolve obra social com crianças e adolescentes de 10 a 16 anos. Os alunos do Colégio Salesiano, de Niterói, onde Lucchesi estudou quando jovem, também participaram da comemoração.

A cerimônia se encerrou com a apresentação do grupo Música Antiga da UFF, integrado pelos músicos Lenora Pinto Mendes, Leandro Mendes, Márcio Paes Selles, Mario Orlando e Virginia Van der Linden.

19/07/2018