Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL celebra centenário de Salim Miguel

ABL celebra centenário de Salim Miguel

 

A Academia Brasileira de Letras celebra os cem anos de Salim Miguel na próxima quinta-feira, 21 de março, às 17h30, na Sala José de Alencar. Salim era visto como um incansável escritor e agitador cultural. A roda de conversa, intitulada "Os mil e um Salim – O centenário de Salim Miguel”, contará com a participação do escritor e Acadêmico Godofredo de Oliveira Neto, da professora Muna Omran e do cônsul-geral do Líbano no Rio, Dr. Alejandro Bitar. A coordenação é do escritor e Acadêmico Antônio Torres.

Pelo conjunto da obra, Salim Miguel recebeu o Prêmio Machado de Assis em 2009.

Para o Acadêmico e escritir Godofredo de Oliveira Neto, o acesso ao inconsciente via memória operado pelo escritor Salim Miguel é uma das marcas da sua genialidade.

- O recurso a essa memorialística - a exemplo do narrado no extraordinário romance “Nur na escuridão” -, essa busca incessante a La Proust, leva os narradores dos seus romances a criar e a inventar, com extrema habilidade e sedutora estética, um estilo que rompe com as limitações impostas pela tradição normativa. A literatura brasileira ganhou, assim, ao longo das dezenas de livros publicados pelo autor, uma obra literária que alça Salim Miguel a figurar entre os mais importantes romancistas do século XX e entre a jovem literatura brasileira contemporânea - afirma.

Ao longo do ano, a obra e a trajetória de Salim Miguel serão lembradas por meio de seminários, mesas redondas, palestras, reedição de livros e a adaptação teatral de um de seus romances, realizados por diferentes instituições.

14/03/2024

Vídeos relacionados