Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL abre os Ciclos de Conferências de 2012 com o tema “Pensar hoje I”

ABL abre os Ciclos de Conferências de 2012 com o tema “Pensar hoje I”

 

A Academia Brasileira de Letras abriu os Ciclos de Conferências de 2012 com o tema “Pensar hoje I”, sob coordenação do Acadêmico Marco Lucchesi. A primeira palestra foi “O que significa pensar”. O conferencista foi o professor Emmanuel Carneiro Leão. O evento foi programado para o dia 6 de março, terça-feira, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., sede da Academia, na Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro.
 
De acordo com o Acadêmico Marco Lucchesi, o ciclo “responde a uma demanda de verticalizar diversas questões, de aprofundá-las a partir de uma proposta dialógica, frente ao desafio das diversas formas de pensar hoje o mundo, a arte e a ciência, em seus diversos desdobramentos, sem perder de seu horizonte uma visão ética do próprio pensamento”.
 
O ciclo terá mais três conferências (sempre às terças-feiras, no mesmo local e  horário): “Pensar as Artes”, com o poeta Ferreira Gullar; “Pensar a  Humanidade”, com José Arthur Giannotti; e “Pensar as  Ciências Humanas”, com o Acadêmico Candido Mendes de Almeida

Os Ciclos de Conferências da ABL, com entrada franca e transmissão ao vivo pelo Portal, têm patrocínio da Petrobras.
 
Saiba mais

Emmanuel Carneiro Leão é professor titular emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor titular da Universidade Gama Filho. Possui graduação pelo Pontifício Atheneo Antoniano, e doutorado na De Universa Philosophia – Albert-Ludwigs-Universität Freiburg.

Currículo de Emmanuel Carneiro Leão.

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook

1/3/2012

01/03/2012 - Atualizada em 29/02/2012