Início > Artigos

Artigos

  • Palavras não faltam

    O Globo, em 16/08/2017

    A grande dificuldade das incursões nos territórios inimigos era o vazamento. Os traficantes são informados antes por algum membro da ‘banda podre’.

  • Lição de um desenganado

    O Globo, em 13/08/2017

    Há exatos 30 anos — dez antes de sua morte — fiz a primeira grande entrevista com Betinho, que nascera hemofílico, fora tuberculoso na juventude, já estava com o vírus HIV e às voltas com hemorragias e artroses desde criança, tinha tudo para ser pessimista. E, no entanto, acabou fazendo de sua luta contra a morte uma alegre e exemplar lição de vida.

  • O país que dá gosto

    O Globo, em 09/08/2017

    No esporte, quem não vibrou vendo Paris se curvar aos pés do craque mais valorizado do mundo? Que tal mais de 40 mil franceses gritando ‘Neymar, Neymar’?
     

  • Retrato sem retoque

    O Globo, em 05/08/2017

    Todos os deputados tinham como motivação uma causa nobre: o desenvolvimento econômico, a estabilidade política, enfim, o bem do país, não o próprio,claro.

  • Olha o mês do desgosto

    O Globo, em 02/08/2017

    Em matéria de desgostos, o ano não precisou esperar por este oitavo mês, já teve antes até demais. Mas não custa advertir que pode piorar, a se acreditar na superstição que foi trazida pelos portugueses. Como lá era o momento em que as caravelas iam ao mar, as namoradas dos navegadores, além de passarem sozinhas a lua de mel, corriam o risco de ficarem viúvas.

  • Só não pode fracassar

    O Globo, em 29/07/2017

    Sob o pretexto de que há lugares piores, uma espécie de anestesia, uma incapacidade de reagir, parece ter tomado conta dos cariocas, que estão preferindo a inação.

  • A lição que vem de NY

    O Globo, em 26/07/2017

    Os turistas voltavam de lá, me lembro, contando histórias assustadoras de assaltos até em elevador, bolsas arrancadas das senhoras em lojas.

  • Contra o baixo astral

    O Globo, em 22/07/2017

    Os palcos do Rio estão oferecendo muita coisa boa para se ver em matéria de peças e shows. O problema é que chegar a eles é uma perigosa aventura diante dessa crescente onda de assaltos. A pé, não se recomenda ir nem até a esquina. E, mesmo de táxi, temos que esperá-lo do lado de dentro, atrás da grade do prédio. Por isso eu, como muita gente, tenho evitado sair à noite e, assim, não sou uma boa referência crítica.

  • Temer, Trump e os chineses

    O Globo, em 19/07/2017

    A julgar pelas pesquisas de opinião, Trump se saiu melhor do que Temer nestes cerca de seis meses de governo. Ou menos pior, digamos. No recente levantamento feito pelo “Washington Post-ABC News”, sua taxa de rejeição passou de 36% para 58%, e o índice de aprovação caiu de 42% em abril para 36%, agora. Não é, como se vê, um bom resultado, mas bem melhor do que o revelado pelo último Datafolha, em que apenas 7% do nosso eleitorado consideraram a gestão Temer boa ou ótima, um recorde negativo dos últimos 28 anos.
    Já os que a classificaram como ruim ou péssima atingiram o índice de 69%.

  • O triunfo da manobra

    O Globo, em 15/07/2017

    Temer corre o risco de ser recordado não pelo que gostaria, mas por ter sido o primeiro presidente brasileiro denunciado ao STF por corrupção passiva no exercício de mandato.

  • A utopia de Lula e do PT acabou

    O Globo, em 13/07/2017

    Para quem, como eu, acompanhou a trajetória de Lula desde o começo, votando nele quase sempre, é difícil escrever este artigo. Mais pela emoção do que pela razão, não consigo comemorar sua condenação. Meu sentimento é de pena e decepção, não de júbilo, como deve ser o de milhões que o rejeitam. Mas também me recuso a embarcar nessa onda paranoica de que o juiz Sérgio Moro veio ao mundo para perseguir o líder petista. Ao contrário, ele disse que tinha elementos para decretar a prisão, mas não o fez por se sentir “intimidado” pelos possíveis “traumas” que ela envolveria.

  • Com fome de Betinho

    O Globo, em 12/07/2017

    É um país com 14 milhões de desempregados, enfrentando a recessão e crise fiscal que tem obrigado a cortes em programas de proteção como o Bolsa Família.

  • Trans é pop, tá na Globo

    O Globo, em 08/07/2017

    Trans é a pessoa que veio ao mundo com características físicas masculinas, mas se sente mulher. Ou vice-versa. Condição normal, que reivindica respeito e inclusão.

  • Só queria entender

    O Globo, em 05/07/2017

    Eu mesmo não consigo explicar como e por que dois ministros do STF beneficiaram num mesmo dia dois políticos já denunciados na Lava-Jato.