Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos

Artigos

  • O futuro da ABL

    O Globo, em 20/07/2022

    A plateia de jovens emocionados que na semana passada lotou o teatro da Academia Brasileira de Letras, aplaudindo de pé Fernanda Montenegro, abriu uma brecha por onde se entrevê o futuro.

  • O espelho quebrado

    O Globo, em 09/11/2020

    O atual governo brasileiro mirou-se no espelho do governo Trump ainda que este só lhe devolvesse uma imagem distorcida e ridícula, como num espelho de circo.

  • Invisível aos obtusos

    O Globo, em 20/07/2020

    A negação do avanço do desmatamento da Amazônia e o flagelo das fake news que propagam o ódio não passam impunes aos olhos do mundo. Os fatos falam por si e por múltiplas vozes.

  • Gestos que salvam

    O Globo, em 25/05/2020

    Estamos no olho do ciclone. A maior tragédia que já atingiu nosso país está devastando uma população desgovernada, entregue ao heroísmo dos médicos e do pessoal da saúde. 

  • Viver na incerteza

    O Globo, em 27/04/2020

    Um vírus pôs a humanidade inteira em carne viva. O medo mora conosco, tomou o lugar do abraço. Um mundo imprevisível emergirá dessa tragédia, e nossa única certeza é a incerteza.

  • A verdadeira escolha

    O Globo, em 30/03/2020

    As únicas escolhas verdadeiras são as feitas diante da morte. Escondida em um vírus desconhecido, ela espalhou sua sombra macabra sobre o mundo lembrando à humanidade seu fragílimo destino comum, tragédia que nos irmana e revela o melhor e o pior de cada um.

  • ‘Eppur si muove’

    O Globo, em 02/03/2020

    Os fatos se impõem às ideologias. Essa é a lição da história da Ciência. A Terra gira em torno do Sol, apesar das fogueiras que queimaram hereges. A Terra é redonda e o mundo é um só ainda que o obscurantismo teime em defender fronteiras como fossos medievais e maluquices como a Terra plana.

  • A melhor coisa que existe

    O Globo, em 02/02/2020

    A ministra Damares prega a abstinência sexual para combater a gravidez precoce. Ela viaja no tempo, sempre para trás, uma viagem que vai de cima da goiabeira ao mundo que ela habita, assombrado pelo pecado, culpa e repressão sexual.

  • O labirinto do tempo

    O Globo, em 05/01/2020

    Cada flor jogada na água, cada pé molhado no mar é um gesto de esperança. Senão a multidão não cobriria as areias de Copacabana sussurrando desejos a Iemanjá. Fim de ano, fim de década.