Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos > A razão da Inteligência Artificial

A razão da Inteligência Artificial

 

A onda levantada hoje contra a inteligência artificial (IA), por físicos, matemáticos e mais gente da mídia, não me parece justa. O grande Noam Chomsky, por exemplo, chega a dizer que a IA representa uma ameaça direta ao pensamento, à linguagem e ao próprio humanismo. Logo ele, que nos tem ajudado tanto a compreender melhor nosso tempo, graças à linguagem e à melhor compreensão do que os poderosos desejam de nós.

Não acho nada disso. Confesso que não domino o sistema, mas dá para entender do que se trata, como pensar e se comportar diante da novidade.

Como toda tecnologia, a IA tem uma abertura para o Mal, como tiveram centenas de outras invenções do homem para fazer de sua vida uma coisa mais leve e presumível. Mas só. É bobagem pensar que uma invenção humana exista só para destruir a Humanidade. De minha parte, sinto que a IA serve muito mais à aproximação do cérebro às máquinas, em vez de considerá-la uma vitória das máquinas sobre o cérebro.

A IA nasceu na verdade no século XVIII com Thomas Bayes. Ele dizia que a mente humana atribuía probabilidades às ideias e as modificava à luz da experiência. Podemos dizer então que a IA é exatamente nosso instrumento de verificação da verdade e essa verdade surgirá soberana depois desse confronto. De certo modo, estaremos valorizando o que vemos diante de nós, o novo e único real. Arthur Clarke, com o roteiro do filme “Uma odisseia no espaço”, dirigido por Stanley Kubrick, que ele escreveu em 1968, previu essa distinção para o ano de 2001. O que é verdade para um indivíduo ou para um grupo de indivíduos, não importa quando, não é necessariamente verdade para outro.

Sabemos pouco sobre o cérebro e o comportamento humano ditado por ele. Mas se temos certeza de nossa incerteza podemos garantir que dificilmente um sistema inventado pelo ser humano poderá reproduzir com perfeição o modo como ele funciona. Criaremos expectativas e falaremos de possibilidades que, pelo menos por enquanto, nunca poderão ser comprovadas.

A IA é uma forma avançada da cultura digital, mas enquanto estiver sendo criada e desenvolvida pela mente humana jamais poderá ser considerada mais importante e poderosa que nosso cérebro. O ChatGPT é uma invenção nossa, do ser humano, e como tal não terá nunca um padrão universal que determine sua infalibilidade.

Se nossa mente depende de informações, regras e hábitos tão variáveis quanto os que já vivenciamos, imaginem se seremos capazes de criar novas informações, regras e hábitos universais que se tornem ciência.

O Globo, 27/08/2023