Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos > É preciso uma liderança para quebrar polarização

É preciso uma liderança para quebrar polarização

 

A pesquisa Datafolha não surpreende porque não aconteceu nada de novo além da disputa de Lula e Bolsonaro. E digo isso porque, para quem é bolsonarista, nada do que está sendo apontado contra Bolsonaro cola. Nada aconteceu, Bolsonaro está sendo perseguido. É a mesma coisa com os lulistas; nada mexe com eles com relação aos erros do governo Lula e do PT.

Essa situação só se alterará se as pessoas que se disseram de centro na pesquisa – 21%, e é um bom começo - tiverem representatividade e lideranças que possam dar alternativas a essa polarização. Por enquanto, não aconteceu e Lula e Bolsonaro vão continuar disputando a hegemonia, mesmo Bolsonaro não estando elegível.

Se continuar nessa toada, o candidato do grupo dele vai disputar com o PT a reeleição do Lula, ou a tentativa de eleger Haddad presidente. E o centro, que votou majoritariamente em Lula porque considerou perigosa a reeleição de Bolsonaro, vai decidir de novo.

Temos que ver o que vão achar do governo Lula, cuja avaliação está meio a meio – 38% de aprovação, 31% de reprovação. Lula tem vantagem por estar no governo e temos que esperar para ver. E ficar atentos para denunciar qualquer desvio de qualquer lado, observando como as coisas vão se desenrolar e esperando que surja alguém para quebrar essa polarização, que não faz bem ao Brasil. Serve aos dois, mas não é boa para o país.

O Globo, 15/09/2023