Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos > Diálogo com Buda

Diálogo com Buda

 

CONTA A LENDA QUE, LOGO APÓS SUA iluminação, Buda resolveu passear pelos campos. No caminho, encontrou um lavrador, que ficou impressionado com a luz que emanava do mestre.


- Meu amigo, quem é você? - perguntou. - Pois tenho a sensação que estou diante de um anjo, ou de um Deus.


- Não sou nada disso - respondeu Buda.


- O que faz com que seja tão diferente dos outros, a ponto de um simples camponês como eu ser capaz de notar esta luz?


- Sou apenas alguém que acordou para a vida, enquanto os outros estão dormindo. Nada além disso. Mas falo isso para todo mundo e ninguém acredita.


- O que é “acordar para a vida”?


- Significa prestar atenção a cada instante, e isso basta. Não há nada que dê mais prazer a um homem. O dia está dividido em milhões de momentos, e quem se concentra no presente termina por irradiar a mesma luz que eu irradio.


- É uma tarefa impossível para um camponês.


- Os santos conseguem e são pessoas iguais a você. Faça esforço e será uma pessoa igual a santos e mestres que vivem no Himalaia.


O camponês continuou:


- Procuro respeitar os deuses, mas sempre tenho um problema em minha família que não me deixa concentrar-me.


Buda aproximou-se e, sem qualquer motivo, deu-lhe um tapa. O camponês levou um susto.


- Você merecia esse tapa? - perguntou o Iluminado.


- Claro que não. Desde que chegou aqui, estou sendo humilde, e soube reconhecer a luz que emana do senhor.


- Então por que não o evitou?


- Porque não reagi rapidamente.


- Os problemas que temos em nossas famílias, ou em nosso trabalho, servem apenas para nos ensinar a reagir rapidamente. Quem não consegue aprender essa simples lição será dominado pelo sofrimento e jamais conseguirá honrar os deuses como eles merecem.


- Tento sempre agir da melhor maneira possível, mas a vida de um homem comum é diferente, e parece que o senhor não está me entendendo. Vou dar um exemplo: sempre que vou ao mercado vender meus produtos, há um comerciante que procura me humilhar. Recentemente, não agüentei a maneira como me tratou e terminei ferindo sua cabeça com meu guarda-chuva. Saber que meu coração está cheio de ódio me enche de vergonha.


- Você agiu errado em odiá-lo - disse Buda, sorrindo. - Da próxima vez que ele tentar desvalorizar seu trabalho, procure encher seu coração de bondade. E torne a bater em sua cabeça com o guarda-chuva, porque parece que ele só entende esta linguagem.


Buda preparou-se para partir. Mas o camponês pediu mais um minuto e disse:


- Olhe as árvores, os pássaros no céu. Sempre que eu venho cuidar da lavoura, vejo que estão em perfeita harmonia com a natureza. Encontraram seu lugar no projeto divino. Por outro lado, eu tenho que suar para manter minha vida sob controle. Por que razão os deuses tratam os pássaros e as árvores de maneira muito mais generosa?


- Porque um bom pai é sempre mais exigente com seu filho preferido.


- O senhor não pode ficar pelo menos esta noite em minha casa, de modo que eu possa aprender um pouco mais?


- O que aconteceria se um lavrador colocasse cada vez mais adubo na terra? - perguntou o Iluminado.


O camponês explicou que no primeiro ano a colheita seria ótima. No segundo ano, ela seria mais abundante, mas o cereal iria perder o brilho.


- Se continuasse aumentando a quantidade de fertilizante, no terceiro ano não teria nada de valor, não é? Nossa conversa foi longa, e sobre temas importantes; procure lembrar-se dela, isso é o suficiente.


“Você fortalece alguém, quando ajuda um pouco. Mas você enfraquece alguém se ajuda muito”.




O Globo (Rio de Janeiro) 11/12/2005

O Globo (Rio de Janeiro), 11/12/2005