O professor, escritor e crítico Domício Proença Filho [1] toma posse na Academia Brasileira de Letras, em sessão solene, nesta sexta-feira, dia 28 de julho, às 21h, passando a ocupar a Cadeira de nº 28, que pertenceu a Oscar Dias Corrêa [2] e foi fundada por Inglês de Sousa [3], que escolheu como patrono Manuel Antônio de Almeida [4].
O mais novo imortal da ABL vai ser recebido pelo Acadêmico, filólogo e professor, Evanildo Bechara [5], titular da Cadeira 33.
Falando a respeito do significado do ingresso de Domício Proença Filho [1] na ABL, o Presidente Marcos Vilaça [6] exaltou-lhe as qualidades de lexicólogo e de ensaísta, ressaltando que “sua chegada ao convívio acadêmico traz para a Casa uma larga trajetória de atividades dedicadas ao culto da literatura e da língua portuguesa”.
O professor Domício Proença Filho [1], ao ser eleito, em 23 de abril último, recebeu 21 votos contra 16 dados ao advogado Célio Borja. na vaga deixada pelo ex-acadêmico e ex-Ministro do Supremo Tribunal Federal Oscar Dias Corrêa [2], falecido em novembro do ano passado.
28/07/2006 - Atualizada em 27/07/2006Links
[1] https://academia.org.br/%3Fsid%3D279
[2] https://academia.org.br/%3Fsid%3D278
[3] https://academia.org.br/%3Fsid%3D275
[4] https://academia.org.br/%3Fsid%3D274
[5] https://academia.org.br/%3Fsid%3D311
[6] https://academia.org.br/%3Fsid%3D266
[7] http://www.academia.org.br/abl/media/aovivo.asx