Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL na mídia - Correio Braziliense - Série de reportagens do Correio é finalista em prêmio de jornalismo

ABL na mídia - Correio Braziliense - Série de reportagens do Correio é finalista em prêmio de jornalismo

 

A série “Brasileiros no topo do mundo”, escrita por Vicente Nunes, correspondente do Correio na Europa, é finalista no 6º Prêmio de Jornalismo da Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior (ABMES). As reportagens concorrem na categoria “nacional”, modalidade texto, e os finalistas serão conhecidos em cerimônia desta terça-feira (8), no Dúnia City Hall.

Os 10 trabalhos da série foram publicados no caderno Trabalho & Formação entre setembro de 2022 e junho deste ano, com histórias de brasileiros que se destacaram em suas áreas de atuação. A primeira reportagem publicada traz o perfil do maestro Ricardo Bernardes, responsável por reger as orquestras que tocaram as músicas de D. Pedro I nas comemorações, no Brasil e em Portugal, dos 200 anos da Independência brasileira.

Na última reportagem publicada, Vicente Nunes apresentou a recifense Marcela Caetano que, aos 42 anos, é sucesso na Europa com um bistrô de pratos sustentáveis, levando aos clientes alimentos cultivados em áreas regeneradas.

“Para mim, estar na final de um prêmio que privilegia a educação é uma honra. Somente a educação pode transformar vidas. E foi isso que constatei nas histórias que contei, de brasileiros anônimos, que se graduaram no Brasil e hoje são referências nas áreas em que atuam em várias partes do mundo”, diz o finalista.

Na última edição, o Correio foi vencedor do prêmio na categoria regional com a reportagem “Profissiões do futuro: quais são e como impactam o mercado de trabalho”, da repórter Laura Jovchelovitch Noleto.

Desta vez, a competição teve 290 inscritos, de todas as regiões do país. Na categoria nacional, Vicente Nunes concorre com a série “Desafio da formação docente no Brasil”, de Isabela Palhares e Paulo Saldaña, da Folha de São Paulo, e com a reportagem “Plano Nacional da Educação entra na reta final sem cumprir a maioria das metas”, de Paula Pimenta, da Agência Senado.

O projeto foi criado em 2017, com o objetivo de dar visibilidade à cobertura jornalística da educação brasileira no ensino superior, ampliado nos últimos anos, de acordo com a instituição. A premiação ocorre simultaneamente à comemoração dos 41 anos da da ABMES. O julgamento será feito pelos membros da Academia Brasileira de Letras (ABL) Arnaldo Niskier, Marcos Vilaça e Merval Pereira.

09/08/2023