Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Publicações > Relatório de Atividades 2017

Relatório de Atividades 2017 (2017. 92 pp.)

Essa publicação faz parte da coleção Relatórios de Atividades

"Em 2017, superlativaram-se os reflexos da crise econômico-financeira vivida pelo país. Mesmo em face de tal circunstância, a Diretoria, mantidas e ampliadas as medidas emergenciais adotadas desde o ano anterior, assegurou a continuidade do desenvolvimento do Plano de Ação que se propôs.

Tiveram sequência, em plenitude, os tradicionais Ciclos de Conferências e o Seminário Brasil, brasis, intensificada a reflexão sobre a Cultura brasileira, num convite para pensar o Brasil. Reverenciou-se a memória, com relevo nas comemorações dos 120 anos da Casa e nas homenagens aos centenários de acadêmicos falecidos.

O Arquivo, nesse mesmo espaço e para além dele, permaneceu dinamicamente ativo, no rumo da modernização e da otimização.

As bibliotecas mantiveram o ritmo das suas atividades.

Os projetos relacionados com o teatro seguiram, fiéis a seus propósitos, mobilizadores de estudantes das escolas da rede municipal, estadual, federal e particular, centrados no convívio com a arte teatral, em particular com a formação de plateias. Nuclear, a produção dos acadêmicos. Também voltadas para o público estudantil e abertas a população em geral, tiveram lugar as Visitas Guiadas, com número altamente significativo de participantes.

A programação musical aberta à comunidade assegurou a continuidade das séries Música de Câmara e MPB na ABL, ainda que com programação necessariamente compactada.

O atendimento a consultas via internet permaneceu ativo.

No âmbito da língua portuguesa, destacou-se o projeto de criação do Centro de Estudos e Pesquisas de Língua Portuguesa da Academia Brasileira de Letras

CEPELP-ABL, idealização do presidente, em fase de implementação.

O outro espaço de atuação intensificada foi a presença internacional da Academia. Oito acadêmicas e acadêmicos representaram a Casa, ao longo do ano, em missões individuais em vários países e que seguem explicitadas neste Relatório. A propósito, a convite da Missão Permanente na ONU, o presidente coordenou a organização da mesa-redonda a realizar-se na sede da Organização, em Nova Iorque, com a participação dos presidentes da Academia das Ciências de Lisboa, da Academia Angolana de Letras e da Academia Cabo-verdiana de Letras. A atuação deu prosseguimento aos entendimentos havidos no encontro realizado no ano anterior. Realizou-se, no Petit Trianon, a Jornada Federico García Lorca, atividade integrada ao Convênio firmado entre a ABL e o Centro de Estudios Brasileños da Universidade de Salamanca.

Ampliou-se a ação social desenvolvida pela Casa, notadamente em parceria com a Marinha do Brasil.

Concretizou-se um diagnóstico do funcionamento da máquina administrativa.

Compensa-nos uma certeza: fez-se o possível.

Em meu nome pessoal e no da Diretoria agradeço ao corpo de servidores a dedicação e o empenho.

Em especial, reitero, penhorado, os agradecimentos às acadêmicas e aos acadêmicos pela compreensão, confiança e o apoio solidário sem os quais teria sido inviável ultrapassar a intensificação das turbulências e assegurar, sem solução de continuidade, a regularidade da ação da nossa Casa de Machado de Assis."

Domicio Proença Filho
Presidente da Academia Brasileira de Letras

Ficha da Obra

Ano: 
2017
Páginas: 
92
Leia a obra completa: