Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Publicações > Francisco Alves - 150 anos

Francisco Alves - 150 anos (2004. 87 pp.)

Essa publicação faz parte da coleção Coedições ABL

 

Nas próximas páginas desse livro, o leitor será apresentado a uma figura ímpar da história do livro no Brasil, Francico Alves de Oliveira. Conhecerá também a trajetória da editora que leva seu nome e que agora completa 150 anos de ativa produção cultural.

Cabe a mim, como editor e proprietário desta casa, registrar que, apesar da enorme importância do famoso livreiro para a constituição desta empresa fundada por seu tio Nicolau, Francisco Alves faleceu há oitenta e sete anos, e esteve à frente da livraria por trinta e cinco anos, tempo suficiente para fazer dela a mais importante do país, chegando a deter noventa por cento do mercado livreiro no Brasil.

Graças ao esforço e à abnegação de funcionários que por esta casa passaram, seu amor ao livro e especialmente a Francisco Alves, atingimos essa incrível marca. Foram cerca de três mil títulos editados, sendo mil nos anos setenta e oitenta, e que hoje são a base do nosso catálogo.

[...] Hoje, uma empresa novamente sólida, embora ainda longe de ser a empresa que foi no início do século vinte; não só podemos olhar o passado com orgulho, mas, também, o futuro com muito otimismo. (Carlos Leal, Editor)

Ficha da Obra

Ano: 
2004
Páginas: 
87