Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Publicações > Escolas literárias no Brasil

Escolas literárias no Brasil (2004. 838 pp.)

Ivan Junqueira

Essa publicação faz parte da coleção Coleção Austregésilo de Athayde

Escolas literárias no Brasil (em dois tomos), coordenação do acadêmico Ivan Junqueira. (2004. Tomos I e II, 838 pp.).

Conquanto tenham cobrado maior viço a partir de 2001, as conferências temáticas remontam, na história recente da Academia Brasileira de Letras, ao período da presidência da Acadêmica Nélida Piñon, que, durante o seu mandato, de meados de 1996 ao fim de 1997 - ano em que se comemorou o centenário da Casa de Machado de Assis -, organizou um ciclo em que se relembraram os poetas, os romancistas, os contistas, os historiadores, os juristas, os filólogos, os cientistas sociais, os políticos, os filósofos, os médicos, os dramaturgos, os cientistas, os jornalistas e os educadores. Os textos dessas conferências foram depois reunidos no volume Cem anos de cultura brasileira, que se deu à estampa em 2002, na Coleção Afrânio Peixoto da ABL.

O mesmo destino têm agora as conferências que foram pronunciadas na Academia entre 2001 e 2003, sob minha coordenação quando secretário-geral da instituição e que tiveram como temas as grandes escolas literárias brasileiras que floresceram entre os séculos XVII e XX. Esses ciclos temáticos de palestras abrangem, nos dois tomos da publicação que ora se dá a lume sob o título de Escolas literárias do Brasil, o Barroco, o Arcadismo (incluindo-se aqui a Escola Mineira), o Romantismo, o Realismo-Naturalismo, o Parnasianismo, o Simbolismo, o Modernismo e os movimentos de vanguarda que surgiram no país a partir da década de 1950, como o Surrealismo, o Concretismo, o Neoconcretismo, a Instauração-Práxis e outras vertentes estéticas que aqui se desenvolveram, ao lado das aporias da arte contemporânea, durante o período da baixa modernidade ou, como querem alguns, da modernidade tardia, ou pós-modernidade.

O principal objetivo desses ciclos temáticos, ao longo dos quais expuseram seus pontos de vista não apenas os acadêmicos, mas também diversos e ilustres convidados, foi o de promover uma ampla e funda reflexão estético-historiográfica sobre o que significaram tais escolas e movimentos para a evolução da literatura brasileira. Neles se discutiram não somente os ideários estéticos ou doutrinas de cada escola ou movimento, mas também sua contribuição para a literatura que se escrevia na época em que prosperaram, o papel que desempenharam seus arautos ou corifeus e o legado que deixaram para os que hoje se consagram à arte de escrever. [...] [Apresentação de Ivan Junqueira].

Ficha da Obra

Autores: 
Ivan Junqueira
Ano: 
2004
Páginas: 
838