Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > União Brasileira dos Escritores realiza Mesa-redonda intitulada “Cinco anos sem Ivan Junqueira” em homenagem ao Acadêmico da ABL (1934/2014) e poeta

União Brasileira dos Escritores realiza Mesa-redonda intitulada “Cinco anos sem Ivan Junqueira” em homenagem ao Acadêmico da ABL (1934/2014) e poeta

Com evento intitulado “Cinco anos sem Ivan Junqueira”, a União Brasileira dos Escritores seção Rio de Janeiro (UBE-RJ) homenageou o Acadêmico da ABL e poeta falecido em 3 de julho de 2014. A solenidade ocorreu na sede da instituição em 25 de julho, Dia Nacional do Escritor, na Avenida General Justo, 171 - 2.° andar.

Foi realizada uma mesa-redonda, presidida por Marcia Barroca (Presidente da UBE), da qual participaram o crítico literário Ricardo Vieira Lima, o poeta Adriano Espínola, o escritor Edgard Telles Ribeiro e a viúva Maria Cecilia Costa Junqueira, jornalista e escritora. Em seguida, sob a coordenação de Marcelo Mourão, Diretor da entidade cultural, foram lidos poemas de autoria do acadêmico e também dos poetas por ele traduzidos, como Baudelaire, Eliot e Dylan Thomas.

O ACADÊMICO

Ivan Junqueira nasceu no dia 3 de novembro de 1934, no Rio de Janeiro. Cursou os primeiros estudos na sua cidade natal. Frequentou as faculdades de Medicina e de Filosofia da então Universidade do Brasil, onde foi professor de História da Filosofia e de Filosofia da Natureza.

Em 1963, começou a trabalhar como jornalista nas funções de redator e de subeditor dos principais jornais do Rio de Janeiro, entre eles Tribuna da Imprensa, Correio da Manhã, Jornal do Brasil e O Globo. Foi editor executivo da revista Poesia Sempre, da Fundação Biblioteca Nacional.

Em 23 de junho de 2005, participou, em Paris, da sessão conjunta da Academia Brasileira de Letras e da Académie Française, ocasião em que lhe foi concedida a Medalha de Richelieu, a mais alta condecoração daquela instituição. Sua poesia foi traduzida para espanhol, alemão, francês, inglês, italiano, dinamarquês, russo, turco, búlgaro, esloveno, provençal, croata e chinês.

Ex-Presidente da ABL (2004-2005), Ivan Junqueira completaria 80 anos em 3 de novembro daquele ano.

22/07/2019