Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Série “MPB na ABL” de agosto apresenta o show “Hamilton de Holanda – bandolins”

Série “MPB na ABL” de agosto apresenta o show “Hamilton de Holanda – bandolins”

 

A série “MPB na ABL” de agosto apresentou, na Academia Brasileira de Letras, o show “Hamilton de Holanda – Bandolins”. A produção foi de Didu Nogueira: “Virtuoso, brilhante e único são alguns dos adjetivos na vida deste músico, que contagia plateias em turnês por todo o mundo, construindo uma carreira de inúmeros prêmios”, afirmou o produtor.

De acordo com Didu Nogueira, Hamilton de Holanda, 41 anos, 36 anos de música, carrega na bagagem a fusão do incentivo familiar com o Bacharelado em Composição pela Universidade de Brasília e a prática das rodas de choro e samba. “Essa identidade permite que ele transite com tranquilidade pelas mais diferentes formações (solo, duo, quarteto, quinteto, orquestra), consolidando, assim, uma maneira de expor ideias musicais e impressões sobre a vida com o coração na ponta dos dedos”.

Atualmente, depois de adicionar duas cordas extras – 10 no total –, Hamilton de Holanda reinventou o bandolim e libertou o emblemático instrumento brasileiro do legado de algumas de suas influências e gêneros, segundo os produtores do show. “O aumento do número de cordas, aliado à velocidade de solos e improvisos, inspira uma nova geração a se aproximar do bandolim e de conceber formações com uma nova instrumentação. Se é jazz, samba, rock, pop, lundu ou choro, não mais importa. Nos EUA, a imprensa logo o apelidou de Jimmy Hendrix do bandolim”.

07/08/2017

Vídeos relacionados