Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > "Seminário Brasil, brasis" debate na ABL o tema "O Brasil no mundo"

"Seminário Brasil, brasis" debate na ABL o tema "O Brasil no mundo"

 

O “Seminário Brasil, brasis” de setembro debateu na Academia Brasileira de Letras o tema “O Brasil no mundo”. A coordenação foi do Acadêmico Domício Proença Filho, Secretário-Geral da ABL, e os palestrantes foram os Acadêmicos Candido Mendes de Almeida e Sergio Paulo Rouanet e o cientista político Wanderley Guilherme dos Santos. O evento foi realizado no dia 29 de outubro, quarta-feira (excepcionalmente), às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. Entrada Franca.

Serão conferidos certificados de frequência.

Os eventos do “Seminário Brasil, brasis” teve transmissão ao vivo pelo portal da ABL e são patrocinados pelo Bradesco.

Saiba mais

Candido Mendes de Almeida, quinto ocupante da Cadeira 35 da ABL, eleito em 24 de agosto de 1989 na sucessão de Celso Cunha, é bacharel em Direito e Filosofia pela PUC-RJ e doutor em Direito pela Universidade do Brasil. Foi Chefe da Assessoria Técnica do Presidente Jânio Quadros e Secretário-Geral da Comissão Justiça e Paz.

Exerceu também a função de professor da PUC-RJ, da Escola Brasileira de Administração Pública da FGV, da Faculdade de Direito Cândido Mendes e do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ). Desde 1997, é Reitor da Universidade Candido Mendes. Foi professor visitante em: Brown University, New York University, New Mexico University, University of California (LA), Princeton University, Stanford University, Lincoln University, Columbia University, Harvard University, Syracuse University, Tufts University, University of Texas, e Cornell University.

Atualmente, Candido Mendes é Secretário-Geral da Academia da Latinidade e Presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Superior Privado no Rio de Janeiro (Semerj), além de membro do IHGB e da Académie des Sciences d`Outremer. Também é membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República, desde 2008, e Embaixador da Aliança das Civilizações (ONU), desde 2009.

Sergio Paulo Rouanet

Ensaísta, filósofo, antropólogo e tradutor, além de diplomata de carreira, o Acadêmico Sergio Paulo Rouanet é o oitavo ocupante da Cadeira nº 13 da ABL, eleito em 23 de abril de 1992

Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), Rouanet possui em seu currículo diversos cursos no exterior. Exerceu o cargo de Secretário de Cultura da Presidência da República, entre 1991 e 1992, e foi o responsável pela criação da lei de incentivo fiscal à cultura, chamada de Lei Rouanet.

Artigos de Sergio Paulo Rouanet encontram-se publicados na Revista Tempo Brasileiro; na Revista do Brasil; na Revista Estudos Avançados da USP; na Revista Brasileira; e em muitas outras internacionais. Seu trabalho como tradutor brasileiro das obras de Walter Benjamin, filósofo alemão, mereceu a medalha Goethe. Entre suas obras destacam-se Imaginário e dominação; Édipo e o anjo; Ideias: da cultura global à universal; e Riso e melancolia, sobre Machado de Assis.

Em 2003, Rouanet lançou Os dez amigos de Freud (dois volumes); Interrogações; e Ideias. Publicou Riso e melancolia, em 2007. Atualmente, está coordenando a publicação da correspondência completa, ativa e passiva, de Machado de Assis. É membro também da Academia Brasileira de Filosofia, do Instituto Histórico e Geográfico e do Pen Clube.

Wanderley Guilherme dos Santos graduou-se em Filosofia e é PhD em Ciência Política pela Universidade de Stanford, professor titular (aposentado) de Teoria Política da Universidade Federal do Rio de Janeiro, membro fundador do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj) e membro titular da Academia Brasileira de Ciências.

Publicou, entre outros livros, Razões da Desordem; Décadas de espanto e uma apologia democrática; Roteiro bibliográfico do pensamento político-social brasileiro; Votos e partidos Almanaque de dados eleitorais: Brasil e outros países; O cálculo do conflito – estabilidade e crise na política brasileira (premiado na categoria Ensaio, Crítica e História Literária pela Academia Brasileira de Letras, 2004); Horizonte do desejo: instabilidade, fracasso coletivo e inércia social; (Prêmio Vitor Nunes Leal da Associação Brasileira de Ciência Política – 2006); O ex-leviatã brasileiro – do voto disperso ao clientelismo concentrado; Governabilidade e democracia natural; O paradoxo de Rousseau – uma interpretação democrática da vontade geral; e, recentemente, Acervo de Maldizer.

28/10/2014

 

23/10/2014 - Atualizada em 23/10/2014

Notícias relacionadas