Início > Noticias > Seminário ‘Brasil, brasis’ de outubro debate na ABL o tema Literatura e mercado, com as participações de Sônia Machado Jardim e Paulo Roberto Pires

Seminário ‘Brasil, brasis’ de outubro debate na ABL o tema Literatura e mercado, com as participações de Sônia Machado Jardim e Paulo Roberto Pires

Academia Brasileira de Letras deu continuidade à série de Seminários “Brasil, brasis” de 2018 com o tema Literatura e mercado, sob coordenação geral do Acadêmico, professor, escritor e poeta Domício Proença Filho (quinto ocupante da Cadeira 28, eleito em 23 de março de 2006), e coordenação do Acadêmico e romancista Antônio Torres (oitavo ocupante da Cadeira nº 23, eleito em 7 de novembro de 2013). Os convidados para participar do evento foram a Presidente do Grupo Editorial Record, Sônia Machado Jardim e o jornalista, escritor e editor Paulo Roberto Pires. O seminário aconteceu no dia 30 de outubro, terça-feira, no Teatro R. Magalhães Jr., Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro.

O Seminário Brasil, brasis tem patrocínio do Bradesco.

 

OS PARTICIPANTES

Graduada em Engenharia Civil pela UFRJ, Sônia Machado Jardim tem Pós-Graduação em Finanças na IAG-PUC/Rio, além de cursar o Mestrado em Administração de empresas na COPPEAD.

Trabalhou por mais de 10 anos em empresa de engenharia antes de ingressar, em 1995, como Diretora Administrativa-Financeira na editora Record – empresa fundada por seu pai, o editor Alfredo Machado, em 1942, e que se tornou um dos maiores conglomerados editoriais da América Latina.

Sônia Machado Jardim foi Presidente do Sindicato Nacional de Editores de Livros (SNEL) entre 2008 e 2014, do Instituto Pró-Livro (IPL) entre 2009 e 2011 e da Associação Nacional dos Editores de Livros (ANEL) entre 2011 e 2014, período em que atuou pelo fim da censura às biografias, pela imunidade tributária dos livros digitais e liderou a realização das bienais internacionais do Livro do Rio de 2010, 2012 e 2014. Desde 2016, é presidente do Grupo Editorial Record.

Paulo Roberto Pires é jornalista, escritor e editor. Professor da Escola de Comunicação da UFRJ, edita a serrote, revista de ensaios do Instituto Moreira Salles, e é colunista da revista Época. É autor das biografias Hélio Pellegrino – A paixão indignada (1998) e A marca do Z: a vida e os tempos do editor Jorge Zahar (2017) e dos romances Do amor ausente (2001) e Se um de nós dois morrer (2011). Trabalha atualmente numa biografia de Millôr Fernandes.

17/10/2018

Vídeos relacionados