Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Romancista Cristovão Tezza faz na ABL a palestra de encerramento do ciclo “Realismo em questão’” sob coordenação do Acadêmico Geraldo Carneiro

Romancista Cristovão Tezza faz na ABL a palestra de encerramento do ciclo “Realismo em questão’” sob coordenação do Acadêmico Geraldo Carneiro

 

A Academia Brasileira de Letras encerrou seu Ciclo de Conferências do mês de agosto de 2017, intitulado Realismo em questão, com palestra do romancista Cristovão Tezza. A coordenação foi do Acadêmico e poeta Geraldo Carneiro.

A conferência, intitulada “Literatura e autorrepresentação”, foi realizada no dia 29 de agosto, terça-feira, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. Entrada franca.

A Acadêmica e escritora Ana Maria Machado, Primeira-Secretária da ABL, é a Coordenadora-Geral dos ciclos de conferências de 2017.

Foram fornecidos certificados de frequência.

“De que forma as máscaras de autor e narrador se confundem na obra de ficção? A chamada "autoficção" é um fenômeno contemporâneo ou tem raízes profundas na história literária? O que está em jogo na separação gramatical entre primeira e terceira pessoas e na fronteira subjetiva entre realidade e ficção?”. Estas são algumas das questões centrais que serão abordadas, de acordo com Cristovão Tezza, em sua palestra.

Saiba mais

Cristovão Tezza é autor dos romances Trapo, O fotógrafo, Breve espaço, Um erro emocional, O fantasma da infância, O professor e A tradutora, entre outros. Seu livro O filho eterno, de 2007, recebeu os mais importantes prêmios literários do Brasil, foi publicado em uma dezena de países e adaptado para o cinema. É colunista quinzenal da Folha de S. Paulo. Lançou duas coletâneas de crônicas: Um operário em férias e A máquina de caminhar. Em 2012, publicou O espírito da prosa, sua autobiografia literária.

23/08/2017

Notícias relacionadas