Início > Noticias > Professor Luís Augusto Fischer faz na ABL a segunda palestra do ciclo de conferências “Educação e leitura. Novos paradigmas?”

Professor Luís Augusto Fischer faz na ABL a segunda palestra do ciclo de conferências “Educação e leitura. Novos paradigmas?”

A Academia Brasileira de Letras deu prosseguimento ao seu ciclo de conferências do mês de março, sob coordenação da Acadêmica e escritora Ana Maria Machado, Primeira-Secretária da ABL, intitulado Educação e Leitura. Novos paradigmas?. A segunda palestra, com o doutor em Literatura Brasileira e professor do Instituto de Letras da UFRGS Luís Augusto Fischer, foi Literatura brasileira: nova história, novo ensino. O evento aconteceu na terça-feira, dia 14 de março, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. Entrada franca.

Foram fornecidos certificados de frequência.

O ciclo terá mais duas palestras, sempre às terças-feiras, no mesmo local e horário, com os seguintes dias, conferencistas e temas, respectivamente: dia 21, Claudia Costin, Ensinando a pensar. O papel da leitura na educação brasileira; e 28, Tania Zagury, Porque fracassa o ensino no Brasil.

Saiba mais

Ensaísta e ficcionista, Luís Augusto Fischer colabora regularmente para diversos veículos de imprensa.

Tem alguns estudos publicados, entre os quais: Parnasianismo brasileiro, entre ressonância e dissonância – estudo sobre a poesia do final do século 19 no Brasil;  Literatura brasileira – Modos de usar, uma panorâmica sobre a literatura brasileira, tomada em conjunto; Machado e Borges (e outros ensaios sobre Machado de Assis) – conjunto de seis ensaios sobre o autor, sendo o principal um estudo comparativo entre ele e o argentino Jorge Luis Borges (traduzido na Argentina em 2011, pela editoria Leviatan); Filosofia mínima – Ler, escrever, ensinar, aprender – livro de relatos sobre experiências de sala de aula, contendo uma reflexão sobre a trajetória profissional do autor; e Inteligência com dor – Nelson Rodrigues ensaísta.

Pela L&PM, coordenou a publicação e escreveu prefácio e biografia para todos os romances de Machado de Assis. Pela Editora Glaciar, de Lisboa, em cooperação com a Academia Brasileira de Letras, coordenou e prefaciou a edição dos romances de Machado de Assis.

08/03/2017

Notícias relacionadas

Vídeos relacionados